Leia também:
X Elizabeth II deixa residência pela 1ª vez desde início da pandemia

Israel: Governo decide iniciar desconfinamento no domingo

Medida não valerá para as chamadas áreas vermelhas

Pleno.News - 15/10/2020 20h04

Governo decide iniciar desconfinamento de Israel no domingo Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI

O Gabinete de Coronavírus do governo de Israel decidiu nesta quinta-feira (15) que, a partir do próximo domingo, acabará com a proibição de se deslocar mais de um quilômetro de casa. Creches e comércios que não recebam público poderão reabrir as portas.

As medidas, anunciadas pelo gabinete do primeiro-ministro, terão que ser ratificadas pelo Executivo em uma votação prevista para esta mesma noite.

A partir de domingo, exatamente um mês após o início do confinamento, os restaurantes poderão vender comida para a viagem e os israelenses poderão visitar reservas naturais, parques nacionais e praias. Também será permitido visitar as casas de outras pessoas, e será mantido o limite de até dez pessoas juntas em ambientes fechados e 20 em locais abertos.

A suspensão dessas restrições, entretanto, não se aplicará às chamadas áreas vermelhas. Cidades compostas principalmente por judeus ultraortodoxos, em sua maioria, permanecerão confinadas até uma nova votação do gabinete.

– São medidas de baixo risco, mas a pandemia continua, e eu peço a cada um de vocês que continuem a respeitar as instruções, a usar uma máscara, a manter distância e a lavar as mãos – disse o ministro da Defesa, Benny Gantz.

Ele deu declarações no final da reunião do Gabinete de Coronavírus. Gantz acrescentou que o alívio de outras restrições dependerá das taxas de morbidade, que continuam altas.

Durante a reunião desta quinta-feira, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, enfatizou que “a contenção foi um grande sucesso” e que a saída do confinamento geral deve ser “gradual, responsável, cuidadosa e controlada”, depois de reconhecer, meses atrás, que a desaceleração da contenção de abril foi precoce e rápida.

Segundo dados do Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas foram registradas apenas 2.009 novas infecções em um total de 40.513 testes, o que mantém a tendência de queda e coloca a taxa de positividade abaixo de 5%, consideravelmente menor do que os 15% de algumas semanas atrás.

Com uma população de cerca de 9 milhões de habitantes, Israel ultrapassou nesta quinta-feira a marca de 300 mil casos de Covid-19 registrados desde o início da pandemia, entre eles 2.121 mortes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Elizabeth II deixa residência pela 1ª vez desde início da pandemia
2 Brasileiros são detidos ao tentar entrar com cocaína em Portugal
3 Vice de Biden cancela viagens após casos de Covid na equipe
4 Filho caçula de Donald e Melania Trump também teve Covid-19
5 Macron impõe toque de recolher em Paris e outras 8 cidades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.