Leia também:
X Partido de Macron muda de nome para ser “popular”

Israel: Putin pediu desculpas por fala de Lavrov sobre Holocausto

Retratação foi citada em um comunicado israelense

Pleno.News - 05/05/2022 15h53 | atualizado em 05/05/2022 16h11

Presidente da Rússia, Vladimir Putin Foto: EFE/EPA/Mikhail Klimentyev/Kremlin Pool/Sputnik

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, disse que aceitou as desculpas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (5). A retratação do líder russo ocorreu após declarações controversas dadas pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a respeito do Holocausto.

Os dois líderes conversaram por telefone. Depois disso, um comunicado israelense informou que Putin havia pedido desculpas.

Já o comunicado russo sobre o telefonema não mencionou o pedido de desculpas. Em vez disso, o texto apontou que ambos enfatizaram a importância de marcar a derrota nazista na Segunda Guerra, celebrada na segunda (2) pela Rússia.

Bennett surgiu como potencial mediador entre Rússia e Ucrânia pouco após a invasão russa. Mas esse papel ficou sob dúvidas, após as declarações.

A um canal italiano, Lavrov disse que a Ucrânia poderia ainda ter elementos nazistas, mesmo que seu presidente, Volodymyr Zelensky, seja judeu. Um dos argumentos da Rússia para atacar o vizinho seria “desnazificar” a Ucrânia.

– Na minha opinião, Hitler também tinha origens judaicas, então isso não quer dizer absolutamente nada. Por algum tempo temos ouvido dos judeus que os maiores antissemitas eram judeus – afirmou Lavrov.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Yair Lapid, qualificou as declarações como “um erro histórico escandaloso e imperdoável”. Ele exigiu desculpas e Israel convocou o embaixador russo, por meio de um protesto.

*AE com Associated Press

Leia também1 “Nosso governo é contra o aborto”, ressalta Queiroga
2 Lula diz que "São Paulo precisa experimentar o PT no governo"
3 "Libertamos o povo do Nordeste da escravidão do carro-pipa"
4 Afrânio Barreira, dono do Coco Bambu, rebate Ciro Gomes
5 Lira se irrita e rebate imprensa: "Caça-clique para ter audiência"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.