Israel denuncia violação de regra do cessar-fogo no sul do Líbano
Exército israelense disse que indivíduos suspeitos chegaram a várias áreas do sul do Líbano a bordo de veículos
Pleno.News - 28/11/2024 08h47 | atualizado em 28/11/2024 11h58

O Exército de Israel informou nesta quinta-feira (28) que indivíduos suspeitos chegaram a várias áreas do sul do Líbano a bordo de veículos, o que foi considerado uma violação das condições do cessar-fogo com o grupo terrorista Hezbollah iniciado nesta quarta (27).
– Durante a última hora, foram identificados vários suspeitos que chegaram em veículos a diversas áreas do sul do Líbano, violando as condições do cessar-fogo. As Forças de Defesa de Israel abriram fogo contra eles – disse o Exército, em um comunicado.
Pelo menos duas pessoas ficaram feridas, segundo informações publicadas pela agência de notícias libanesa ANN, na sequência dos ataques das forças israelenses na cidade de Merkaba, no sul do Líbano.
O Exército israelense listou nesta quinta-feira dez cidades no sul do Líbano que marcam a área para a qual os libaneses estão proibidos de se deslocar, em um novo alerta feito após a entrada em vigor do cessar-fogo de 60 dias entre Israel e o Hezbollah.
Desde as primeiras horas após a entrada em vigor da cessação das hostilidades, na madrugada de quarta, as estradas que conduzem ao sul e ao leste do país ficaram repletas de engarrafamentos, sobrecarregadas pelo grande número de famílias que regressavam às regiões mais atingidas.
O aviso de Israel soma-se ao apelo feito pelo próprio Exército libanês nesta quarta, quando instou os cidadãos do país a esperarem para regressar às suas vilas e cidades.
Além disso, neste primeiro dia de trégua, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, deram ordens ao Exército para não permitir o regresso ao sul do país da população deslocada à força durante estes últimos dois meses após o início da incursão terrestre israelense.
Na manhã desta quarta, o Exército israelense também informou ter disparado contra um veículo “com vários suspeitos” em uma zona proibida à circulação no sul do Líbano, mas frisou seu compromisso em respeitar o acordo de trégua.
A proposta de cessar-fogo dos EUA inclui três fases: uma trégua inicial, seguida pela retirada das forças do grupo terrorista libanês ao norte do Rio Litani; a retirada completa das tropas israelenses do sul do Líbano no prazo de 60 dias; e, por fim, negociações entre os dois países para delimitar sua fronteira, que corresponde atualmente a uma linha traçada pela ONU após a guerra de 2006.
*EFE
Leia também1 STF suspende julgamento sobre responsabilidade de redes sociais
2 Lira relata "preocupação" com investida da PF contra deputados
3 Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
4 Boxe: Campeã olímpica deixa torneio por ter gênero contestado
5 Leia a íntegra do pronunciamento de Haddad em rede de rádio e TV



















