Israel declara Banco Central do Irã como organização terrorista
Ministro da Defesa israelense fez anúncio nas redes sociais
Pleno.News - 25/06/2025 15h13 | atualizado em 25/06/2025 17h17

Nesta quarta-feira (26), o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que assinou uma ordem declarando o Banco Central do Irã uma “organização terrorista”, em uma ação que visa “atingir o cerne do sistema financeiro” do regime iraniano.
– Hoje, assinei uma ordem especial que declara o Banco Central do Irã uma organização terrorista, a pedido do Mossad (a agência de espionagem israelense) e do Escritório Nacional de Combate ao Financiamento do Terrorismo (subordinado ao Ministério da Defesa), e que visa atingir o cerne do sistema de financiamento do regime terrorista iraniano – escreveu Katz na rede social X.
Ainda de acordo com o ministro, o Banco Central do Irã atua como “um conduto que canaliza bilhões de dólares para o terrorismo assassino”, financiando, por meio da Guarda Revolucionária iraniana (força militar de elite), grupos como o Hezbollah no Líbano, os houthis no Iêmen, milícias xiitas no Iraque, o Hamas e facções armadas na Cisjordânia.
– Nenhum elemento do regime que lida com terrorismo tem imunidade – alertou Katz.
Ele ressaltou que Israel continuará a “expor, atacar e sufocar o eixo do mal iraniano onde quer que ele opere”.
Essa designação ocorre um dia após a declaração de um cessar-fogo que pôs fim à recente escalada militar entre Israel e o Irã.
O conflito começou em 13 de junho após uma ofensiva israelense em território iraniano, que, segundo o governo israelense, foi uma resposta a avanços significativos no programa nuclear da República Islâmica.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Coreia do Norte executa quem assiste dorama, dizem desertores
2 Trump: "Irã quer se recuperar agora e não enriquecerá urânio"
3 EUA: Americanos têm de deixar o Haiti "o mais rápido possível"
4 Netanyahu manda recado ao Irã sobre eventual projeto nuclear
5 Israel afirma na ONU que Trump merece ganhar o Nobel da Paz