Israel anuncia que ministro da Inteligência do Irã foi morto
Ministro da defesa israelense afirma que Esmail Khatib reprimiu defensores dos direitos humanos
Pleno.News - 18/03/2026 10h32 | atualizado em 18/03/2026 13h11

O ministro da Defesa de Israel afirmou, nesta quarta-feira (18), que o exército israelense matou o ministro da Inteligência do Irã, Esmail Khatib. Israel Katz anunciou a morte de Khatib e disse que “surpresas significativas são esperadas ao longo deste dia em todas as frentes”, sem dar mais detalhes.
A morte de Khatib ocorre um dia após Israel ter matado o alto funcionário de segurança iraniano Ali Larijani e o chefe da força paramilitar Basij, composta por voluntários da Guarda Revolucionária.
O Departamento do Tesouro dos EUA havia sancionado Khatib em 2022, devido ao Ministério da Inteligência “envolver-se em atividades cibernéticas contra os Estados Unidos e seus aliados”.
Khatib “dirige várias redes de agentes de ameaças cibernéticas envolvidos em espionagem cibernética e ataques de ransomware em apoio aos objetivos políticos do Irã”, disse o Tesouro na época.
O Tesouro também chamou o Ministério da Inteligência do Irã, em outra rodada de sanções, de “um dos principais serviços de segurança do governo iraniano, responsável por graves abusos dos direitos humanos”.
– Sob sua liderança, o [Ministério da Inteligência] reprimiu um grande número de defensores dos direitos humanos, ativistas dos direitos das mulheres, jornalistas, cineastas e membros de grupos religiosos minoritários – afirmou.
O Ministério da Inteligência “também perseguiu agressivamente indivíduos que relatam abusos e violações dos direitos humanos no Irã, bem como suas famílias, e submeteu detidos à tortura em centros de detenção secretos durante seu mandato”, segundo o Tesouro americano.
*AE
Leia também1 Israel diz que Irã lançou mísseis na direção de locais sagrados
2 Não precisamos da ajuda de ninguém, diz Donald Trump
3 Trump adia viagem à China para focar na guerra contra Irã
4 EUA não precisam de ninguém para reabrir Ormuz, diz Trump
5 Israel mata chefe do Conselho Supremo de Segurança do Irã



















