Leia também:
X Trump diz que acordo nuclear com Irã é ‘terrível e ridículo’

Irã reafirma que não aceita alterar acordo nuclear

Donald Trump se referiu, nesta terça, ao mesmo acordo como "ridículo"

Jade Nunes - 24/04/2018 15h12

Acordo foi firmado em 2015 pelo Grupo 5+1 Foto: Reprodução/Wikimedia

O governo do Irã reafirmou nesta terça-feira (24) em Genebra que não aceitará renegociar ou alterar o acordo nuclear firmado em 2015 pelo chamado Grupo 5+1 e acusou os Estados Unidos de agir de forma temerária ao ameaçar deixar o pacto.

Em uma reunião preparatória para a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares em 2020, o embaixador do Irã na ONU, Reza Najafi, reiterou o compromisso e a contribuição do país para o desarmamento e chamou o acordo de “êxito histórico”.

– O Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, em inglês), negociado com China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia (UE), é um sucesso histórico da diplomacia multilateral – afirmou diplomata iraniano.

O diplomata iraniano ainda afirmou que o governo dos EUA deu um ultimato a alguns dos países que assinaram o JCPOA para alterá-lo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, precisa decidir no próximo dia 12 de maio se segue no pacto. No entanto, o republicano quer acrescentar cláusulas no acordo para torná-lo mais rígido.

– A nossa resposta é clara e firme: não, o JCPOA não será renegociado ou alterado – ressaltou Najafi, acusando os EUA de ter violado continuamente os termos do acordo, especialmente com ações para coagir os outros participantes a descumprirem suas promessas.

– Os Estados Unidos devem prestar contas por qualquer consequência de suas temerárias políticas contra o JPCOA – ressaltou.

De acordo com o Irã, a insistência dos EUA em renegociar o acordo viola um tratado negociado multilateralmente e envia uma “mensagem inequívoca” ao mundo de que os americanos não são confiáveis.

– Pedimos que os EUA deixem de violar seus compromissos com o JPCOA – afirmou o embaixador iraniano.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Trump diz que acordo nuclear com Irã é 'terrível e ridículo'
2 Donald Trump chama Jong-un de 'muito franco' e 'honroso'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.