Irã: Líder supremo teria definido possíveis sucessores, diz jornal
Ali Khamenei já teria nomeado os três clérigos que podem substitui-lo caso ele seja morto
Pleno.News - 21/06/2025 14h23 | atualizado em 23/06/2025 18h42

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, teria nomeado, de um bunker onde está refugiado, três possíveis sucessores caso morra em um ataque israelense ou americano, informou neste sábado (21) o jornal The New York Times.
O jornal, citando três autoridades iranianas familiarizadas com a situação, afirma que Khamenei, de 86 anos, instruiu a Assembleia de Peritos de seu país — o órgão clerical responsável por nomear o líder supremo — a escolher rapidamente seu sucessor entre os três clérigos de alta patente que ele indicou.
A sucessão dentro da República Islâmica é um processo delicado e espinhoso, mas o aiatolá quer garantir uma transição rápida e ordenada para preservar seu legado em meio à guerra com Israel, acrescenta o jornal. O líder supremo é o comandante-chefe das Forças Armadas e chefia os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de ser a mais alta autoridade religiosa do xiismo, o ramo majoritário do islamismo no Irã.
O conflito direto entre Israel e Irã — o mais grave entre os dois países até o momento — começou na semana passada, após o bombardeio preventivo israelense contra instalações nucleares e militares no Irã. Desde então, os dois países trocaram uma série de ataques aéreos.
Por sua vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que nas próximas duas semanas decidirá se seu país se juntará aos ataques israelenses, com o objetivo de impedir que a República Islâmica obtenha uma arma nuclear.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que assassinar Khamenei “encerraria o conflito”, enquanto Trump disse saber o paradeiro do líder supremo, embora tenha descartado matá-lo “por enquanto”.
*EFE
Leia também1 Médico relata diagnóstico de Jair Bolsonaro após novos exames
2 SC: Sobreviventes de acidente de balão pularam para se salvar
3 Cooptada por Lula, agência adota narrativa anti-Israel, pró-Irã
4 Brasileira cai em trilha de vulcão na Indonésia e aguarda resgate
5 Emmanuel Macron: O Irã nunca deve adquirir armas nucleares