Leia também:
X Cristãos iranianos em perigo em meio ao conflito com Israel

Irã “cruzou linhas vermelhas ao atacar populações civis”

Declaração foi feita pelo ministro da Defesa de Israel

Pleno.News - 13/06/2025 21h02 | atualizado em 24/06/2025 15h34

Ministro da Defesa de Israel Foto: Reprodução/YouTube trtworld

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou, nesta sexta-feira (13), em comunicado que o Irã “ultrapassou os limites ao ousar atacar centros populacionais civis em Israel”.

– Continuaremos protegendo os cidadãos de Israel para garantir que o regime dos aiatolás pague um alto preço por seus atos criminosos – declarou Katz.

Ele se pronunciou enquanto o Irã atacava Israel com ondas de mísseis, dos quais pelo menos um conseguiu atingir Tel Aviv.

O Corpo de Bombeiros relatou “vários incidentes importantes” em partes do território israelense, principalmente na região de Tel Aviv, onde algumas pessoas ficaram presas em um prédio que sofreu danos e um incêndio.

Na região norte de Israel, a corporação disse que estava “combatendo um incêndio em pastagens”.

– Na região sul, um míssil caiu em uma área aberta em dois locais, e as equipes estavam indo para lá – acrescentaram os bombeiros.

Os ataques do Irã são uma resposta aos bombardeios lançados por Israel desde a madrugada contra seu território, visando neutralizar ambições nucleares iranianas.

Israel afirma que o Irã estava trabalhando em um plano secreto para desenvolver uma arma nuclear, mas as Nações Unidas afirmaram não ter provas disso, embora também não possam garantir que o programa nuclear iraniano seja ou tenha sido exclusivamente pacífico.

Até o momento, os ataques de Israel contra o Irã mataram seis funcionários de alto escalão da Guarda Revolucionária Iraniana, entre eles o principal comandante, o general Hossein Salami, seis cientistas nucleares e cerca de 70 civis.

– Devemos nos preparar para uma operação prolongada – disse nesta sexta-feira o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Effie Defrin, sobre os ataques de Israel ao Irã.

*EFE

Leia também1 Quem era Hossein Salami, líder militar iraniano morto em ataque
2 Netanyahu afirma que Israel atacou arsenal de mísseis
3 Ataque iraniano atinge Tel Aviv com mísseis balísticos
4 Hugo Motta acionou Itamaraty para tirar prefeitos de Israel
5 Putin se oferece para mediar o confronto entre Israel e Irã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.