Leia também:
X Acidente aéreo mata noivos poucas horas após casamento

Irã cobra posicionamento da ONU sobre sanções dos EUA

País islâmico acusa governo americano de ter "conduta irresponsável"

Ana Luiza Menezes - 05/11/2018 19h06 | atualizado em 06/11/2018 08h51

Gholamali Khoshroo e o presidente dos EUA, Donald Trump Foto: Arte/ Pleno.News

Nesta segunda-feira (5), o Irã pediu que as Nações Unidas e os países que a integram deem uma resposta coletiva às novas sanções impostas pelos Estados Unidos, que entraram em vigor hoje.

– Esta conduta irresponsável dos EUA requer uma resposta coletiva da comunidade internacional para defender o Estado de direito, impedir que enfraqueça a diplomacia e proteger o multilateralismo – afirmou o embaixador iraniano na ONU, Gholamali Khoshroo.

Ele enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, António Guterres. O documento defende que a organização e seus Estados-membros devem resistir às sanções e fazer com que os EUA prestem contas.

Khoshroo lembrou que o acordo nuclear assinado em 2015 foi consagrado com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. Ele também afirmou que as medidas impostas por Washington “violam flagrantemente” o tratado.

O embaixador iraniano argumenta que são sanções ilegais e que vão contra a carta de fundação das Nações Unidas, especialmente pela aplicação extraterritorial. Segundo o Irã, as medidas representam uma discriminação contra civis com base no seu país de residência ou nacionalidade e atacam o livre-comércio internacional.

As novas sanções americanas penalizam a venda de petróleo iraniano, bem como as transações financeiras com o Banco Central e o setor portuário do país. A ação trata-se uma tentativa de aumentar a pressão econômica sobre Teerã, após a decisão do governo de Donald Trump de abandonar o acordo nuclear de 2015.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Israel prevê "mudança" após sanções dos EUA ao Irã
2 Químicos apagaram provas da morte de Khashoggi, diz jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.