Leia também:
X Maduro reafirma solidariedade ao Irã e critica Netanyahu

Irã ameaça atacar EUA, Reino Unido e França, se interferirem

EUA disseram que consequências de eventual ataque do Irã ao país seriam "terríveis"

Pleno.News - 14/06/2025 13h07 | atualizado em 18/06/2025 13h04

Ayatollah Ali Khamenei Foto: EFE/EPA/SUPREME LEADER OFFICE

O governo iraniano acusou Israel de iniciar uma guerra ao realizar ataques que deixaram ao menos 78 pessoas mortas no Irã, nesta sexta-feira (13). O governo israelense, por sua vez, diz que o conflito vai se estender pelo tempo necessário, com o objetivo de frear o avanço nuclear do país.

Diante da ofensiva israelense, o governo iraniano fez um alerta direto aos Estados Unidos, ao Reino Unido e à França, afirmando que, se houver qualquer interferência para impedir os ataques de Teerã contra Israel, bases militares e navios ocidentais na região poderão ser alvo de retaliação.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o seu país ajudará a defender Israel, e oficiais americanos foram citados em reportagens noticiosas dizendo que as forças dos EUA já auxiliaram no abatimento de drones e mísseis iranianos à medida que se aproximavam de Israel.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também disse nesta sexta que seu país ajudaria a defender Israel contra represálias iranianas.

O governo do Reino Unido disse que suas forças não forneceram nenhuma assistência militar a Israel, já que o primeiro-ministro, Keir Starmer, enfatizou a necessidade de diminuição das tensões.

Teerã está buscando dissuadir o apoio ocidental à defesa de Israel num momento em que a maioria dos mísseis e drones que lança contra o país estão sendo interceptados antes de alcançarem seus alvos.

No entanto, seguir adiante com a ameaça, divulgada no sábado através da mídia estatal, seria um enorme risco para o Irã, atraindo forças ocidentais para o conflito quando já está sofrendo com a força do bombardeio israelense.

Falando em uma sessão do conselho de segurança da ONU nesta sexta, o diplomata estadunidense McCoy Pitt alertou:

– Nenhum país aliado ou milícia independente deve alvejar cidadãos americanos, bases americanas ou outra infraestrutura americana na região. As consequências para o Irã seriam terríveis.

*AE

Leia também1 Maduro reafirma solidariedade ao Irã e critica Netanyahu
2 Saiba quantas vezes o governo Lula condenou ações de Israel
3 Israel informa sobre nova onda de ataques de mísseis iranianos
4 Saiba quais são os cinco sistemas de defesa de Israel
5 André Valadão liga conflito entre Israel e Irã à profecia bíblica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.