Leia também:
X Crocodilo fica ferido após receber pedradas em zoológico

Irã afirma que EUA se arrependerão de sanções

País do Oriente Médio garante ainda que governo americano mudará de política

Ana Luiza Menezes - 06/11/2018 17h27

Mohammad Javad Zarif criticou a política de Donald Trump Foto: Arte/ Pleno.News

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, garantiu nesta terça-feira (6) que os Estados Unidos “se arrependerão” das sanções impostas à República Islâmica. Segundo ele, com o passar do tempo, os americanos se verão “obrigados a mudar de política” diante da falta de resultados.

– Nosso povo demonstrou que pode mudar a história com seu esforço e resistência e, desta vez, esta situação se repetirá e os EUA se arrependerão de suas medidas – disse Zarif.

O pronunciamento dele foi publicado, por meio de um vídeo, na página oficial do Ministério das Relações Exteriores iraniano. Além disso, o chefe da diplomacia iraniana lembrou que administrações americanas anteriores começaram seu mandato com políticas hostis contra o Irã, mas tiveram que voltar atrás.

– Tenho certeza de que o governo do senhor (Donald) Trump, depois de um tempo, também chegará a essa conclusão, que tais políticas não têm influência na determinação da grande nação do Irã, e será obrigado a mudar de política – ressaltou Zarif.

Na segunda-feira, o governo dos EUA sancionou 700 indivíduos, empresas e entidades do Irã, principalmente de seus setores energéticos e financeiros. O governo americano anunciou que oito países (China, Índia, Itália, Grécia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Turquia) estarão isentos durante seis meses das restrições à compra de petróleo da República Islâmica.

Para o ministro iraniano, as sanções estão dirigidas contra o povo iraniano e têm como objetivo criar divisão entre a população e o sistema da República Islâmica. Além disso, Zarif ressaltou que o governo em Teerã está trabalhando para minimizar seus efeitos.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, insistiu ontem que seu governo continuará com a campanha de pressão econômica para forçar o Irã a acabar com suas atividades malignas no Oriente Médio. As sanções americanas de segunda-feira complementam as que foram impostas em agosto e anunciadas em maio, quando os Estados Unidos se retiraram do acordo multilateral nuclear assinado em 2015.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Às vésperas de eleição dos EUA, Facebook exclui contas
2 Macron defende criação de "verdadeiro exército europeu"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.