Leia também:
X Família real marca o batizado do bebê de Kate e William

Irã acusa EUA de aumentarem petróleo para provocar medo

O aumento dos preços do produto seria uma "arma política" de Trump

Camille Dornelles - 20/06/2018 11h32 | atualizado em 20/06/2018 11h35

Aumento do preço do petróleo é tido como estratégia política pelo Irã Foto: Divulgação

O Irã acusou, nesta quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de recorrer ao petróleo “como ferramenta política”, provocando aumentos “desmedidos” dos preços que causam “incerteza e medo entre os consumidores”.

O aumento até picos que rondam os 80 dólares por barril não se deve “à falta de equilíbrio entre oferta e demanda”, declarou o ministro de Petróleo do Irã, Bijan Zangeneh. Ele fez as afirmações diante dos delegados do Sétimo Seminário Internacional da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

– A razão é a tensão política que os Estados Unidos criaram, o seu governo – afirmou o ministro iraniano.

No fórum, que reúne centenas de representantes de grandes países produtores e consumidores de petróleo, assim como dirigentes de companhias petrolíferas e especialistas, Zangeneh criticou a saída dos EUA do pacto nuclear selado com Teerã em 2015.

– Em 8 de maio de 2018, o presidente americano falou, e o (preço do) barril de petróleo aumentou de forma desmedida. Portanto, não podemos dizer que este aumento não teve motivação política – declarou o ministro iraniano.

Ao lembrar a polêmica decisão da Casa Branca, Zangeneh acusou Trump de ter levado instabilidade ao mercado de petróleo, além de “incerteza e medo aos consumidores”.

– Não podemos dar carta branca aos Estados Unidos para que eles sigam com essas sanções e utilizem o petróleo como ferramenta política. Utilizar o petróleo como ferramenta política para aplicar restrições sobre os produtores, no fim, não leva a um bom termo – falou o ministro iraniano.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Consulta pública pode mudar política de preços da Petrobras
2 EUA são denunciados por separarem crianças de pais
3 EUA: Desnuclearização da Coreia do Norte até 2020

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.