Leia também:
X Egito acha antigo navio militar e covas gregas submersas

Invasão ao Capitólio: Justiça dita primeira sentença de prisão

Manifestante se declarou culpado

Pleno.News - 19/07/2021 18h08 | atualizado em 19/07/2021 18h15

Manifestantes invadiram o capitólio, nos EUA EFE/EPA/WILL OLIVER/EFE/EPA/WILL OLIVER/JIM LO SCALZO/MICHAEL REYNOLDS

Nesta segunda-feira (19), um tribunal federal emitiu a primeira sentença de prisão pelo ataque ao Congresso dos Estados Unidos, ocorrido no dia 6 de janeiro deste ano, condenando a oito meses de prisão um dos acusados, que se declarou culpado.

O condenado é Paul Allard Hodkings, uma das centenas de apoiadores do ex-presidente Donald Trump que invadiram o Congresso naquele dia, na tentativa de impedir a sessão formal de ratificação dos resultados da eleição presidencial de novembro de 2020.

O Departamento de Justiça continua a investigação e prepara o julgamento de centenas de pessoas identificadas como participantes do ato.

Hodgkins, que reside na Flórida, entrou no Senado durante o ataque com uma bandeira de Trump. Durante a audiência, ele tentou se defender afirmando que se deixou levar pelo entusiasmo da multidão.

– Se eu tivesse alguma ideia de que o protesto iria se intensificar como aconteceu, eu nunca teria me aventurado [a continuar] – disse Hodgkins, que ainda acrescentou que entrar no Capitólio foi “uma decisão estúpida”.

O réu se declarou culpado de uma acusação de obstrução em um processo oficial, crime pelo qual poderia ter recebido uma pena de até 20 anos de prisão.

Com essa admissão de culpa, os promotores retiraram outras acusações, incluindo entrada não autorizada em um prédio com restrições e conduta desordeira.

O Ministério Público havia recomendado 18 meses de prisão, levando em consideração que o réu assumiu a responsabilidade por seus atos e por ter participado voluntariamente do ataque.

O juiz federal Randolph Moss, ao proferir sua sentença, apreciou o arrependimento expresso por Hodkings, mas chamou os acontecimentos de 6 de janeiro de “arrepiantes”.

– Não foi, em nenhum sentido, um protesto; foi um ataque à democracia. Deixou uma mancha que vai ficar em todos nós, no país, durante anos e anos”, disse o juiz.

*EFE

Leia também1 Mendonça diz que responderá a críticas na sabatina do Senado
2 PSDB pode desistir de corrida presidencial por "terceira via"
3 Irmão de Miranda diz que trocou de celular e não entrega prints
4 Bolsonaro agradece orações e posta vídeo de crianças louvando “Porque Ele Vive”
5 Cúpula da CPI e G7 mantêm reuniões durante o recesso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.