Leia também:
X Alarme falso em avião deixa 18 feridos em aeroporto na Espanha

Instalação da indústria militar russa é atingida pela Ucrânia

Guerra iniciada por Vladmir Putin já dura mais de três anos

Pleno.News - 05/07/2025 15h50 | atualizado em 07/07/2025 19h04

Volodymyr Zelensky Foto: Remko de Waal/EFE

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia afirmou neste sábado (5) ter atingido uma instalação da indústria militar na região russa de Chuvashia, onde são fabricadas antenas para drones, mísseis, bombas aéreas guiadas e outras armas de precisão.

– Dentro da estrutura de ações para reduzir a capacidade do inimigo de fabricar armas de alta precisão, na noite de 5 de julho, unidades das Forças de Sistemas Não Tripulados das Forças Armadas da Ucrânia, em cooperação com outros componentes das Forças de Defesa, atingiram uma importante instalação do complexo industrial militar do agressor russo, “VNIIR-Progress”, em Cheboksari, capital da república russa de Chuvashia – disse o comunicado.

Na mensagem divulgada pelo Telegram, o Estado-Maior especifica que o alvo era uma instalação para a produção de matrizes de antenas adaptáveis Kometa, que são usadas em drones Shahed, mísseis Iskander-K, módulos de planejamento e correção unificados para bombas aéreas guiadas e outras armas de precisão “que são regularmente usadas pelo inimigo para bombardear a Ucrânia, incluindo a infraestrutura civil”.

– Está confirmado que os meios de destruição atingiram a zona alvo. Os resultados da operação estão sendo esclarecidos – comunicou a nota.

Acrescentando ainda que “as Forças de Defesa continuam a tomar todas as medidas para minar o potencial militar e econômico dos ocupantes russos e para forçar a Rússia a acabar com sua agressão armada contra a Ucrânia”.

O Estado-Maior ucraniano e as Forças de Operações Especiais já haviam relatado anteriormente o ataque bem-sucedido ao campo de aviação de Borisoglebsk, na região russa de Voronezh, onde estão baseados os caças russos Su-34, Su-35S e Su-30SM.

*EFE

Leia também1 Putin afirma a Trump que não renunciará a objetivos na Ucrânia
2 Putin parabeniza Trump por 4 de Julho e aprovação de plano fiscal
3 Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro não terá Putin e Xi Jinping
4 Rússia libera voos para Israel e Catar, mas mantém veto ao Irã
5 Por temer prisão, Putin não virá ao Brasil para Cúpula do Brics

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.