Leia também:
X Alemanha dará mais de R$ 1 bi para ações ambientais no Brasil

Trump inicia campanha para voltar à Presidência dos EUA

Republicano participou das primeiras agendas de campanha no último final de semana após anunciar interesse em voltar à Casa Branca

Lucas Dias - 30/01/2023 14h19 | atualizado em 30/01/2023 14h24

Donald Trump é pré-candidato a presidente dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/DAVID MAXWELL

As eleições presidenciais nos Estados Unidos só acontecerão em novembro de 2024, mas um dos prováveis nomes a aparecer na disputa já se coloca como um potencial participante da corrida eleitoral: o ex-presidente Donald Trump. Em uma reunião do Partido Republicano, no último sábado (28), o empresário foi enfático: “Estamos começando aqui como candidato a presidente”.

No último sábado em Salem, New Hampshire, Trump disse estar “mais comprometido do que nunca”. Além desse evento, o republicano também participou de um comício no mesmo dia em Columbia, na Carolina do Sul. As duas agendas foram os primeiros compromissos realizados pelo empresário após anunciar sua pré-candidatura em novembro do ano passado.

Em ambos os eventos, Trump usou um tom crítico ao falar sobre temas como a imigração ilegal e a China, assuntos que permearam os noticiários durante o governo do republicano. O empresário também falou sobre crimes e terminou dizendo que adotaria políticas diferentes das aplicadas pelo atual presidente norte-americano, Joe Biden.

De acordo com as primeiras pesquisas para 2024, Trump é um dos nomes preferidos entre os republicanos, seja na concorrência nas primárias, quando o candidato de cada legenda será definido, ou mesmo nas eleições gerais, quando o nome do novo chefe de Estado será decidido.

Nesta primeira fase da campanha, quando os candidatos ainda estão em uma fase embrionária da corrida presidencial, o objetivo dos futuros concorrentes à Casa Branca é buscar apoio de agentes políticos e autoridades. A escolha de quais serão os representantes de cada partido deve acontecer em julho de 2024 e a eleição está marcada para o dia 5 de novembro do próximo ano.

Além de Trump, há outros nomes cotados dentro do Partido Republicano como possíveis candidatos a presidente dos Estados Unidos. Entre eles estão o governador da Flórida, Ron DeSantis, o ex-vice-presidente Mike Pence e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, que foi embaixadora de Trump nas Nações Unidas.

Leia também1 Israel ataca o Irã e ganha apoio dos Estados Unidos
2 EUA estudam mudar regras para doação de sangue por gays e bi
3 Lula encontra chanceler da Alemanha nesta segunda-feira
4 Terremoto no Irã deixa ao menos 3 mortos e quase 450 feridos
5 Brasileira é presa na Indonésia com quase 4 quilos de cocaína

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.