Leia também:
X EUA: Suprema Corte decide sobre tratamentos para jovens trans

Há 20 mil corpos guardados em aeroporto de Bogotá, diz ONU

Órgão diz que não há meios ou formas de saber suas identidades para enterrá-los

Pleno.News - 05/12/2024 16h17 | atualizado em 05/12/2024 17h23

Logo da ONU Foto: Pixabay

O Comitê das Nações Unidas sobre Desaparecimentos Forçados disse nesta quinta-feira (5) que recebeu informações de que estão guardados em um hangar no Aeroporto de Bogotá, na Colômbia, cerca de 20 mil corpos que não puderam ser identificados, porque não há meios ou formas de saber suas identidades para enterrá-los.

A informação chegou ao comitê e foi divulgada por Carmen Rosa Vila, especialista do órgão, em entrevista coletiva em Bogotá.

Carmen especificou que essa informação foi fornecida pelo Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e que “não são corpos que foram encontrados, são corpos que estão armazenados”, porque “não há outro lugar para mantê-los”.

O comitê fez a revelação depois de expressar “particular preocupação” com a situação “das instituições encarregadas da identificação dos corpos e restos mortais localizados” de pessoas desaparecidas na Colômbia, pois “os recursos materiais e humanos disponíveis não permitem atender à demanda”.

– Não há espaço para continuar preservando os restos ou corpos encontrados – advertiu a especialista do comitê da ONU.

Ela reiterou a falta de recursos de todos os tipos que a Medicina Legal tem e “a falta de profissionais treinados para realizar o trabalho forense técnico necessário”.

A Colômbia tinha, de acordo com a Unidade de Busca de Pessoas Desaparecidas (UBPD), mais de 111 mil desaparecidos antes de 2016, mas os dados variam e há uma lacuna após essa data.

O comitê, que visitou o país pela primeira vez, também expressou preocupação com o fato de que “não há um quadro global confiável da extensão do desaparecimento forçado. Os números relatados à delegação variam entre 98 mil e 200 mil pessoas desaparecidas na Colômbia”.

*EFE

Leia também1 Evento promove conscientização e debate sobre o tráfico humano
2 Mauro Vieira diz que guerra em Gaza é "semelhante a genocídio"
3 Colômbia decide suspender exportação de carvão para Israel
4 Bombardeio em Aleppo, na Síria, deixa ao menos 16 mortos
5 Brasileiro voluntário na guerra da Ucrânia morre em combate

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.