Guerra em Gaza completa 2 anos com negociação de plano de paz
Segundo dia de negociações ocorre no Egito
Pleno.News - 07/10/2025 13h22 | atualizado em 07/10/2025 13h33

Representantes de Israel e do grupo terrorista Hamas entram nesta terça-feira (7), no Egito, no segundo dia de negociações para tentar pôr fim à guerra na Faixa de Gaza, que completa dois anos nesta terça. O diálogo foi convocado após o grupo palestino manifestar disposição para discutir o plano de 20 pontos apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.
Na primeira fase da conversa, mediadores do Egito e do Catar vão tentar acertar as condições para a libertação dos reféns que ainda estão em poder do Hamas. Entre outros pontos, o plano prevê anistia para terroristas do Hamas que desistirem da luta armada e um governo do território por um comitê formado por palestinos tecnocratas e especialistas internacionais, sob a supervisão de um chamado “Conselho da Paz”, que seria presidido por Trump.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor de Relações Internacionais da ESPM Gunther Rudzit disse estar “um pouco mais otimista” com a atual negociação, em razão da aproximação de Trump com governos árabes que anunciaram investimentos nos Estados Unidos e pressionam pelo fim da guerra.
Sobre a criação de um Estado palestino, o professor ressaltou que “é um processo de médio a longo prazo” diante de resistências dos dois lados de se reconhecerem mutuamente.
*AE
Leia também1 Nunca entenderei tanto ódio contra os judeus
2 Ataque a Israel faz dois anos: 7 de outubro nunca mais!
3 O Hamas precisa acabar
4 Sindicato dos Professores sediará ato do PCO em apoio ao Hamas
5 Presidente de Israel critica Lula: "Extremamente decepcionado"



















