Leia também:
X “Rapunzel da vida real” cultiva cabelo de dois metros

Guarda Costeira dos EUA devolve 82 migrantes a Cuba

Informação foi divulgada, nesta sexta-feira, pelo governo cubano

Pleno.News - 11/06/2021 20h31

Bandeira de cuba, cubana
Guarda Costeira dos EUA devolve 82 migrantes a Cuba Foto: Brian Snelson/Flickr

A Guarda Costeira dos Estados Unidos devolveu a Cuba 82 pessoas que participaram de oito saídas ilegais do país caribenho em embarcações precárias, informou nesta sexta-feira (11) o governo cubano.

Contando com esses cubanos, conhecidos como balseiros, as autoridades americanas já devolveram 313 neste ano, fazendo uso do acordo migratório vigente entre ambos os países, comunicou o Ministério do Interior de Cuba.

Os migrantes cubanos tentaram chegar ao estreito da Flórida entre o final de maio e 3 de junho por via marítima e arriscaram suas vidas, de acordo com o comunicado.

– Alguns tinham participado do roubo de uma embarcação vinculada à Base de Pesca Esportiva de Santa Cruz do Norte, em Mayabeque – detalhou a pasta.

O governo cubano reiterou a necessidade de cumprimento da Declaração Conjunta sobre assuntos migratórios de 2017, que implica o compromisso de ambos os países de prevenir a migração irregular, promover a cooperação contra o tráfico humano e crimes associados, entre outros temas.

A porta de entrada de cubanos sem permissão legal aos EUA estava aberta até 12 de janeiro de 2017, quando o então presidente americano Barack Obama suspendeu a chamada política de “pés secos, pés molhados”.

Desde então, os cubanos que chegam de forma ilegal aos EUA não têm permissão temporária de residência e, caso peçam asilo político, terão que solicitá-lo em igualdade de condições com os demais imigrantes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Rainha Elizabeth II recebe líderes do G7 antes de jantar de gala
2 EUA alertam países sobre risco do avanço militar da China
3 EUA descartam 60 milhões de vacinas danificadas em fábrica
4 EUA pedem cooperação à China em investigação sobre pandemia
5 Biden polemiza ao trocar "mães" por "pessoas que deram à luz"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.