Leia também:
X Parlamento britânico rejeita novo acordo do Brexit

Guaidó lidera novos protestos contra blecaute na Venezuela

Líder opositor percorreu vários distritos em caravana

Jade Nunes - 13/03/2019 07h39 | atualizado em 13/03/2019 10h50

Guaidó lidera protestos na Venezuela Foto: EFE/Rayner Peña

O líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido por cerca de 50 países como presidente em exercício do país, liderou nesta terça-feira (12) os protestos da oposição contra o blecaute massivo que começou na quinta-feira passada.

O líder opositor esteve à frente de manifestações em Caracas ao percorrer vários distritos em caravana e fazer breves discursos diante de centenas de seguidores, que tomaram as ruas atendendo ao chamado que ele mesmo tinha feito na véspera.

Guaidó reiterou suas acusações contra o governo de Nicolás Maduro, o qual acusa de acentuar a crise elétrica do país por incorrer em mau uso de milionários recursos e inaptidão na administração do setor.

Além disso, aproveitou a ocasião para responder às acusações sobre sua suposta participação em uma “sabotagem” e em um “ataque cibernético” contra a usina hidrelétrica de El Guri, a principal do país e geradora de cerca de 70% da energia consumida pela Venezuela.

– A Venezuela sabe quem sabotou o país, a Venezuela sabe que faz uma década que decretaram a emergência elétrica, que roubaram 100 bilhões de dólares (R$ 381 bilhões) – disse Guaidó, em referência às cifras que foram investidas no setor nos últimos anos.

Nesta terça-feira, o procurador-geral, Tareq Saab, anunciou diante do Supremo Tribunal que abriu uma nova investigação contra Guaidó, desta vez pela suposta sabotagem que provocou o blecaute.

Saab explicou que este expediente se soma a outro que foi aberto em janeiro contra Guaidó devido à sua autoproclamação como presidente interino.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Parlamento britânico rejeita novo acordo do Brexit
2 Bolsonaro e Benítez: "Unidos pela liberdade da Venezuela"
3 Apagão na Venezuela mantém aulas e atividades suspensas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.