Leia também:
X Japão registra mais 40 casos de coronavírus em cruzeiro

Guaidó denuncia sumiço do tio após retornar à Venezuela

Desaparecimento teria acontecido durante tumulto no momento do desembarque em Caracas

Pleno.News - 12/02/2020 09h23 | atualizado em 12/02/2020 10h03

Juan Guaidó denunciou desaparecimento do tio após volta para a Venezuela Foto: EFE/Miguel Gutiérrez

Juan José Márquez, tio do líder da oposição venezuelana Juan Guaidó, desapareceu na terça-feira (11), pouco depois de desembarcar em Caracas com o sobrinho e após ser interceptado pelas autoridades alfandegárias, denunciou a equipe do político.

– Denunciamos o desaparecimento de Juan José Márquez, tio do presidente (encarregado) Juan Guaidó, que acompanhava o presidente no avião no momento da chegada à Venezuela – informou no Twitter o Centro Nacional de Comunicação (CNC) de Guaidó.

Além disso, também culparam o presidente Nicolás Maduro e o diretor de segurança do Aeroporto Internacional Maiquetía, Franco Quintero, “por sua integridade física”. A mensagem da equipe de presidente autoproclamado ainda exige a libertação de Juan José. Atualmente, mais de 50 países o reconhecem como presidente interino da Venezuela.

A nota diz que Márquez estava acompanhando Guaidó em seu retorno à Venezuela após uma viagem internacional de 23 dias.

– Depois da passar pela imigração normalmente, e estando e prestes a partir, Márquez foi contratado para uma suposta revisão do Seniat (Serviço Nacional Integrado de Administração Aduaneira e Tributária) – acrescentaram as informações.

Depois de passar pelos controles de imigração, Guaidó foi ao saguão de desembarque do aeroporto de Maiquetía, que serve Caracas, onde cerca de 200 apoiadores do Chavismo o esperavam e o insultaram até que ele conseguisse chegar ao seu veículo e deixar o local.

– Aproveitando o caos no aeroporto causado pela violência da ditadura, eles seguraram o senhor Márquez – acrescentou a mensagem do CNC no Twitter.

Finalmente, eles explicaram que vários “membros da família relataram que ele os contatou” e disseram que os funcionários do Seniat “exigiam apenas que ele assinasse alguns papéis para poder sair”.

– A partir desse momento, nunca mais se ouviu falar dele. Denunciamos o desaparecimento forçado e exigimos sua libertação – concluíram.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Guaidó é agredido com socos e pontapés ao chegar a Caracas
2 Donald Trump recebe Juan Guaidó na Casa Branca
3 "Socialismo destrói as nações", diz Donald Trump em discurso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.