Guaidó acusa Maduro de violar a soberania da Venezuela
Opositor disse que o ditador coloca o país em risco por relações com guerrilheiros
Pleno.News - 19/05/2021 19h10

O opositor Juan Guaidó disse nesta quarta-feira (19) que “a soberania” da Venezuela foi “exposta e violada” devido à “negligência e cumplicidade” de Nicolás Maduro, a quem repetidamente acusou de colocar o país em risco pelas suas relações com grupos guerrilheiros das FARC.
As declarações de Guaidó foram dadas horas após um dos dissidentes das FARC confirmar a morte de Seuxis Pausias Hernández Solarte, conhecido como Jesús Santrich, um dos seus líderes, em acontecimentos que supostamente ocorreram no lado venezuelano de Serranía del Perijá, fato que nem o governo colombiano e nem o venezuelano confirmaram.

Nesse sentido, Guaidó disse que, se o fato ter realmente ocorrido em território venezuelano, “o regime de Nicolás Maduro deve se manifestar, já que a guerrilha estava protegida pela liderança da ditadura”.
Maduro, que na terça-feira (18) deu declarações à emissora estatal VTV, não se referiu ao assunto, embora naquele momento já circulassem as declarações dos dissidentes, após horas de especulação, como também não fizeram outros representantes do governo.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 'Problema dos direitos humanos foi desaparecendo na Venezuela'
2 Maduro deve ser investigado por supostos desvios na pandemia
3 Comitê levantou 900 crianças refugiadas da Venezuela
4 Oposição acusa Nicolás Maduro de mentir e politizar Covax
5 PT reclama no STF que governo é 'hostil' a diplomatas de Maduro