Leia também:
X “Esquerda” ataca consulado do Brasil em Zurique com tinta

Grupo de Lima fala em novas sanções contra Maduro

Bloco teve um encontro em Nova Iorque, nesta segunda-feira

Ana Luiza Menezes - 23/09/2019 17h37

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Foto: EFE/Miguel Gutiérrez

Em reunião sem a participação do chanceler brasileiro, o Grupo de Lima expressou disposição em adotar novas sanções contra o regime de Nicolás Maduro na Venezuela. Os países emitiram uma declaração que diz que o ditador é uma ameaça à paz e cita a necessidade de medidas sem o uso da força.

O bloco teve um encontro em Nova Iorque, nesta segunda-feira (23), durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil foi representado por um diplomata, uma vez que o ministro Ernesto Araújo decidiu acompanhar um discurso do presidente Donald Trump sobre liberdade religiosa.

Os países acusaram Maduro de bloquear processos de negociação com “forças democráticas” da Venezuela para alcançar “uma saída política para a grave crise” local. A declaração expressa “disposição em adotar novas sanções ou outras medidas econômicas e políticas contra o regime de Maduro, orientadas a favorecer o restabelecimento, sem o uso da força, do Estado de Direito e da ordem constitucional e democrática na Venezuela”.

Ainda nesta segunda, Ernesto e chanceleres de outros países do continente participarão de outra reunião sobre Venezuela para decidir se o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) será acionado.

No limite, esse mecanismo poderia autorizar uma intervenção militar na Venezuela, apesar de o governo brasileiro se dizer contrário a essa resolução. O Grupo de Lima é composto por 14 países da América Latina, que já haviam pressionado o secretário-geral da ONU, António Guterres, a buscar medidas assertivas contra Maduro e a favor do oposicionista Juan Guaidó, reconhecido por mais de 50 países como presidente do país.

A nota do bloco pede medidas urgentes do Conselho de Direitos Humanos da ONU para estabelecer “um mecanismo independente de acompanhamento e investigação sobre a violação sistemática dos direitos humanos na Venezuela”.

O texto cita o último relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, comandado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, que visitou a Venezuela e criticou o comportamento do governo Maduro.

Os países do grupo também rechaçaram a candidatura venezuelana ao Conselho de Direitos Humanos da ONU e pediram que a Assembleia Geral não apoie o pleito de Maduro.

A declaração divulgada em Nova York ataca ainda “os crescentes vínculos do regime de Nicolás Maduro com grupos armados à margem da lei” e cita um amparo do governo a grupos terroristas, “o que representa uma clara ameaça à paz, à estabilidade e à segurança da região”.

Uma dessas ameaças tem relação com a crise migratória na América Latina -em especial na Colômbia e no Brasil- causada pela fuga de venezuelanos. A nota destaca a necessidade de “aumentar o apoio internacional, especialmente financeiro”, para atender a essa demanda nos países de destino.

*Folhapress

Leia também1 "Esquerda" ataca consulado do Brasil em Zurique com tinta
2 ONU: "Ele é um bom homem", diz Trump sobre Bolsonaro
3 Irã libera navio de bandeira britânica retido há dois meses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.