Governo Lula se nega a assinar termo da ONU contra Ortega
Presidente Lula e o ditador Daniel Ortega são aliados de longa data
Marcos Melo - 05/03/2023 15h32 | atualizado em 06/03/2023 10h36

O governo Lula (PT) optou por não aderir à declaração conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como finalidade denunciar os crimes cometidos pelo ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
O Itamaraty chegou a participar da negociação do texto final que ocorreu na reunião do Conselho de Direitos Humanos, nesta sexta-feira (3), mas acabou não aderindo ao documento assinado por 55 países, segundo o site UOL.
Como o presidente Lula nutre estreita relação com o ditador Daniel Ortega, o governo brasileiro sugeriu abrir uma linha de diálogo com o regime autoritário, mas a proposta foi rechaçada.
Até mesmo governos de esquerda na América Latina se solidarizaram com os nicaraguenses e se dispuseram a conceder cidadania a eles. países como Argentina, Colômbia e Chile.
Apesar dos discursos de Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) serem muito voltados às pautas de direitos humanos – como de praxe na retórica de esquerda – quando se trata de violação a esses mesmos direitos na Nicarágua, como agora, o governo petista segue sem se posicionar.
Leia também1 Aliado de Lula, Ortega é acusado de crimes contra humanidade
2 Aliado de Lula, ditador Ortega proíbe procissões de Páscoa
3 Ditador da Nicarágua chama Bolsonaro de “fascista militar”
4 Daniel Ortega celebra vitória de "irmão e companheiro" Lula
5 Lula evita condenar ditaduras e diz que é preciso focar no Brasil