Leia também:
X EUA anunciam sanções contra Turquia por compra de mísseis

Governo dos EUA pretende vacinar todo o país até segundo trimestre 2021

Secretário de Saúde, Alex Azar, deu declarações nesta segunda-feira

Pleno.News - 14/12/2020 17h30 | atualizado em 14/12/2020 17h32

Secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar Foto: EFE/EPA/Jacquelyn Martin / POOL

O governo dos Estados Unidos ressaltou nesta segunda-feira (14) que espera poder vacinar até o segundo trimestre de 2021 toda a população que desejar receber o imunizante. O anúncio sobre a a meta de imunização coincidiu com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.

– Enquanto esperamos a autorização de outras opções de vacinas, já temos vacinas suficientes compradas para garantir que possamos cumprir o nosso objetivo de vacinar todos os americanos que quiserem até o final do segundo trimestre de 2021 – disse o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar.

Ele deu declarações durante uma entrevista coletiva.

Neste fim de semana, as autoridades americanas começaram a fornecer 2,9 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech, que foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA, entidade similar à Anvisa) na última sexta-feira (11).

Até o momento, a Pfizer concordou com os EUA em fornecer 100 milhões de doses do imunizante para o restante do ano e os primeiros meses de 2021, por US$ 1,95 bilhão, e está negociando outras 100 milhões para o próximo ano.

Mas, para alcançar a meta, as autoridades esperam que a FDA também aprove nos próximos dias o uso de outra vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna e que os imunizantes desenvolvidos por Johnson & Johnson e AstraZeneca sejam testados e provados no primeiro trimestre.

VINTE MILHÕES DE VACINADOS EM 2020
Azar explicou que, com as doses da vacina da Pfizer e as aguardadas da Moderna, a expectativa é que 20 milhões de pessoas estejam vacinadas até o fim do ano.

Outras 30 milhões receberão a primeira dose da vacina, que necessita duas doses para ser eficaz, em janeiro, com o objetivo de vacinar 100 milhões de pessoas até o fim de março.

Nesta segunda-feira, o primeiro dia de distribuição, a previsão é que a vacina chegue a 145 pontos em diferentes partes do país. Na terça-feira, o imunizante deverá ser distribuído a outros 425 lugares e na quarta-feira, outros 66 centros em um processo que continuará ao longo das semanas.

A distribuição está sendo dirigida pelo general do Exército Gustave F. Perna, responsável pela Operação Warp Seed, que conta com a participação das empresas UPS e FedEx.

– Hoje, temos esperança no caminho. O fornecimento de uma vacina contra a Covid-19 segura, eficaz e autorizada pela FDA está chegando a lugares por todos os EUA – disse o secretário.

Ele lembrou que o número de mortes e internações estão batendo recordes em muitos lugares do país.

Azar, que agradeceu ao presidente Donald Trump pela “visão ousada e apoio inabalável à operação Warp Seed”, pediu aos americanos que se mantenham precavidos enquanto esperam a vacina.

“Enquanto o nosso país se aproxima da imunização total, devemos continuar a tomar medidas para manter nossos entes queridos e nossa comunidade seguros”, declarou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Envenenamento de Navalny foi ação da antiga KGB, diz jornal
2 EUA começam campanha de vacinação contra o coronavírus
3 Evento adverso afetou quatro voluntários de vacina da Pfizer
4 Sobre liberação de vacina, chefe da FDA nega pressão política
5 EUA compram 100 milhões de vacinas extras da Moderna

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.