Leia também:
X China se pronuncia sobre origem da Covid em laboratório

EUA dão 30 dias para TikTok ser banido de agências federais

Objetivo é manter seguros os dados do país

Pleno.News - 28/02/2023 13h27 | atualizado em 28/02/2023 14h02

Governo dos EUA dá 30 dias para que TikTok seja banido de agências federais Foto: Pixabay

Nesta segunda-feira (27), a Casa Branca deu às agências governamentais 30 dias para que o TikTok seja banido de agências federais dos Estados Unidos.

Em uma tentativa de manter os dados dos EUA seguros, todas as agências federais americanas devem eliminar o aplicativo TikTok dos telefones e sistemas e proibir o tráfego de internet das agências de chegar à empresa chinesa, comunicou Shalanda Young, diretora do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos, às agências em um memorando de orientação. A Reuters teve acesso ao documento.

A proibição, ordenada pelo Congresso no final do ano passado, segue ações semelhantes do Canadá, da União Europeia e de Taiwan, além de mais da metade dos estados dos EUA.

A proibição do dispositivo impacta uma pequena porção da base de usuários do TikTok nos EUA e acrescenta combustível aos pedidos de proibição total do aplicativo de compartilhamento de vídeo.

As preocupações com a segurança nacional sobre a China aumentaram nas últimas semanas, depois que um balão chinês voou sobre os EUA.

Propriedade da ByteDance, o TikTok disse que as preocupações são alimentadas por desinformação e negou o uso do aplicativo para espionar americanos. A ação não afeta os mais de 100 milhões de americanos que usam TikTok em dispositivos privados ou de propriedade da empresa. Até a publicação da reportagem, o TikTok não havia comentado o memorando da Casa Branca.

O Congresso votou em dezembro para proibir funcionários federais de usar o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa em dispositivos do governo e deu ao governo Biden 60 dias para emitir diretrizes da agência.

A votação foi a mais recente ação dos legisladores dos EUA para reprimir as empresas chinesas em meio a temores de segurança nacional de que Pequim possa usá-las para espionar os americanos

O diretor federal de segurança da informação, Chris DeRusha, disse que “essa orientação faz parte do compromisso contínuo do governo em proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano”.

A desconfiança que sempre permeou as relações entre os dois países está se transformando no que analistas dizem ser algo perturbador: uma disputa entre dois poderes irreconciliáveis

Muitas agências governamentais, incluindo a Casa Branca, o Departamento de Defesa, o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Estado proibiram o aplicativo de dispositivos do governo antes da votação.

Para o TikTok a proibição não se aplica se houver segurança nacional, aplicação da lei ou atividades de pesquisa de segurança, mas a liderança da agência deve aprovar essas atividades, disse o memorando de Young e “exceções gerais aplicáveis a uma agência inteira não são permitidas”.

Nesta terça-feira (28), o Comitê de Relações Exteriores da Câmara deve votar um projeto de lei que daria ao presidente Joe Biden autoridade para proibir TikTok de todos os dispositivos dos EUA

– Meu projeto de lei autoriza o governo a proibir TikTok ou quaisquer aplicativos de software que ameacem a segurança nacional dos EUA. Qualquer pessoa com TikTok baixado em seu dispositivo deu ao (Partido Comunista Chinês) um backdoor para todas as suas informações pessoais. É um balão espião no telefone deles – disse o representante Mike McCaul, presidente do comitê.

A American Civil Liberties Union disse que se opõe a uma proibição do Congresso sobre TikTok.

O memorando da Casa Branca disse que dentro de 90 dias, as agências devem abordar qualquer uso de TikTok por fornecedores de TI por meio de contratos e com agências de 120 dias incluirá uma nova proibição de TikTok em todas as novas solicitações.

A proibição canadense foi emitida “sem citar qualquer preocupação específica de segurança ou entrar em contato conosco com perguntas”, segundo afirmou o porta-voz do TikTok.

As duas maiores instituições de formulação de políticas da União Europeia baniram na semana passada TikTok de telefones de funcionários por motivos de segurança cibernética.

*AE

Leia também1 China se pronuncia sobre origem da Covid em laboratório
2 EUA prometem sanções contra China por envio de armas letais para Rússia
3 China: Ex-marido e familiares são acusados de matar modelo
4 Ator surpreende com discurso antivacina na TV americana
5 Twitter mantém cortes e demite 200 funcionários, diz jornal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.