Leia também:
X Carro de Zelensky se envolve em acidente em Kiev, diz porta-voz

Governo de Biden diz ter política com Cuba diferente de Obama

Declarações sobre o assunto foram dadas nesta quarta-feira

Pleno.News - 15/09/2022 08h44 | atualizado em 15/09/2022 12h07

Joe Biden Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

Nesta quarta-feira (14), o atual governo dos Estados Unidos, presidido por Joe Biden, admitiu que sua política em relação a Cuba é diferente da política de degelo da administração de Barack Obama (2009-2017) com a ilha, e justificou-a pela “repressão” do Executivo cubano.

– Em Cuba, nossa política se baseia nas aspirações do povo cubano por mais liberdade e mais democracia – disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, em entrevista coletiva.

Em seguida, Price destacou que “é verdade que a política deste governo não é idêntica” à do governo Obama, quando Biden era vice-presidente, mas ressaltou que “também é verdade que desde 2017, há cinco anos, o regime cubano se tornou muito mais repressivo em muitos aspectos”.

O porta-voz da diplomacia americana deu como exemplo a resposta das autoridades cubanas às manifestações pacíficas de julho de 2021, que foram reprimidas “com repressão, prisões e encarceramento em toda a ilha”.

– Este é apenas um exemplo da repressão que temos visto por parte do regime cubano – destacou Price.

Por outro lado, o porta-voz afirmou que o governo Biden também “tomou medidas” para beneficiar a população cubana e lembrou que, no último mês de maio, foi anunciado o restabelecimento de voos dos EUA para cidades cubanas além de Havana, por rotas que haviam sido proibidas pelo governo de Donald Trump (2017-2021).

Além disso, frisou que foram realizados programas de reunificação de famílias separadas entre Cuba e Flórida, e que o pessoal da embaixada dos EUA em Havana foi ampliado para acelerar a emissão de vistos.

A campanha de Biden havia prometido uma abertura com Cuba após quatro anos de duras políticas de Trump em relação à ilha, mas, segundo especialistas, ainda está longe da política de degelo iniciada em 2014 por Obama, que restabeleceu relações diplomáticas com Havana.

*EFE

Leia também1 Carro de Zelensky se envolve em acidente em Kiev, diz porta-voz
2 Miss Venezuela é detida na Espanha por tráfico humano
3 Feminista confessa que mentiu para legalizar aborto no México
4 Putin sofre tentativa de assassinato com bomba, diz site
5 Viajante do Brasil é preso na Espanha com drogas em roupas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.