Medida foi informada pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
Henrique Gimenes - 31/03/2019 14h19 | atualizado em 01/04/2019 11h49
O presidente Jair Bolsonaro informou, neste domingo (31), que o Brasil irá abrir um escritório diplomático em Jerusalém. O anúncio foi feito em conjunto com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Bolsonaro viajou ao país do Oriente Médio para a assinatura de tratados de cooperação. Havia a expectativa de que o presidente brasileiro anunciasse a transferência da embaixada para Jerusalém, mas o governo decidiu pelo escritório em um primeiro momento.
– Meu prezado irmão, amigo, capitão e paraquedista, obviamente o que é mais importante, são as tradições, a participação do Brasil no crescimento do estado de Israel, bem como a nossa cultura judaico-cristã. O Brasil deu uma guinada, a questão ideológica deixou de existir em nosso governo, buscamos ampliar nossos negócios no mundo todo. Queremos fazer com que o Brasil se aproxime cada vez mais com o que há de melhor no mundo – explicou.
Antes do anúncio, o governo de Israel já havia anunciado a medida pelas redes sociais. Em uma publicação do Twitter, o ministro das Relações Exteriores de Israel em exercício, Israel Katz, aparece ao lado do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e agradece pela abertura do escritório em Jerusalém
Durante o discurso, Jair Bolsonaro também falou sobre sua admiração pelo país e citou a passagem bíblica de João 8:32.
– Nós sabemos que Israel não é tão rico quanto o Brasil em recursos naturais entre outras coisas. Eu dizia: olha o que eles não têm e veja o que eles são. E daí eu dizia para os meus irmãos brasileiros: olha o que nós temos e o que nós não somos. Como poderemos ser iguais a eles? Precisamos ter a mesma fé que eles têm – ressaltou.
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.