Leia também:
X Ditadura de Ortega toma bens e apaga registros de opositores

Franceses protestam nas ruas pela 7ª vez contra reforma

"Macron se comporta como um imperador, ridiculariza o povo", disse um manifestante

Pleno.News - 12/03/2023 09h23 | atualizado em 13/03/2023 12h46

Franceses protestam nas ruas pela 7ª vez contra reforma previdenciária Foto: EFE/EPA/TERESA SUAREZ

Neste sábado (11), os franceses voltaram às ruas, embora em menor número, para protestar pela sétima vez contra a reforma previdenciária do governo de Emmanuel Macron. A proposta é rejeitada pelos sindicatos, que pedem uma “consulta” enquanto o projeto de lei avança aceleradamente no Senado.

– O que mais há a fazer? – questionou Philippe Martinez, líder da Confederação Geral do Trabalho (CGT).

Os manifestantes percorreram as ruas de Paris, durante a tarde, da Place de la République até a Place de la Nation.

Os protestos se replicaram por todo o país, acompanhados de paralisações com efeitos sentidos durante toda a semana – especialmente desde o dia 7, quando ocorreu o último grande dia das manifestações nacionais – em setores como transportes públicos, tráfego aéreo, energia e coleta de lixo, que tem se acumulado nas ruas de cidades há dias.

Os sindicatos procuraram deixar claro, neste sábado, que a agitação popular sobre a reforma persiste, mas as manifestações tiveram menos adesão do que em outras ocasiões.

De acordo com a CGT, 300 mil pessoas se manifestaram neste sábado em Paris, 200 mil a menos do que da última vez que se realizaram protestos em um sábado, 11 de fevereiro.

O Ministério do Interior reduziu a participação para 48 mil pessoas na capital e calculou em 368 mil o número de manifestantes em nível nacional. Esse último número, para os sindicatos, ultrapassou 1 milhão.

– Hoje a única coisa que podemos dizer é: se (Macron) está tão seguro de si mesmo, que consulte o povo francês – desafiou o líder da CGT.

A declaração foi uma resposta à posição imóvel adotada pelo presidente francês diante das exigências dos sindicatos, que nesta semana pediram, sem sucesso, para serem recebidos no Palácio do Eliseu.

Laurent Berger, secretário-geral da Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT), também de Paris, o acusou de “negar o movimento social”.

Berger defendeu também uma consulta ao povo francês – que segundo pesquisas é contra o projeto por uma clara maioria – e advertiu o governo que “por brincar com fogo o torna tolo”.

Pessoas de todas as idades protestaram em Paris, incluindo famílias com crianças e cartazes questionando que, neste ritmo, os seus filhos não se aposentarão até os “80 anos de idade”.

– Macron se comporta como um imperador, ridiculariza o povo – disse Eric Le, um aposentado francês que protestou em solidariedade aos jovens e que acusava o Executivo de governar para os ricos e grandes negócios.

*EFE

Leia também1 Ditadura de Ortega toma bens e apaga registros de opositores
2 Russo procurado pela Interpol é preso no Rio de Janeiro
3 Vulcão Merapi, o mais ativo da Indonésia, entra em erupção
4 Papa afirma que Nicarágua é uma ditadura grosseira
5 Após calote, Venezuela diz agora ter disposição de pagar dívida

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.