Leia também:
X Criança acha arma e mata a mãe durante videoconferência

Forte terremoto provoca mortes e deixa feridos no Haiti

Pouco depois do primeiro tremor de 7,2 graus, houve réplica de com magnitude de 5,2 graus

Pleno.News - 14/08/2021 14h54 | atualizado em 14/08/2021 18h32

Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu o Haiti, na manhã deste sábado (14), causando mortes e deixando muitas pessoas feridas.

Um novo balanço da Defesa Civil do Haiti indicou que 227 pessoas morreram em decorrência do terremoto de 7,2 graus na escala Richter que atingiu o sul do país neste sábado. De acordo com o órgão, de todas as vítimas, 158 foram registradas na região do epicentro do tremor.

O primeiro boletim divulgado neste sábado pela Defesa Civil haitiana havia indicado o registro de 29 óbitos.

O terremoto, que também foi sentido na República Dominicana e Cuba, aconteceu às 8h29 da hora local (9h29 de Brasília), a 12 quilômetros da localidade de Saint-Louis du Sud, Saint-Louis du Sud, a dez quilômetros de profundidade.

Através do Twitter, a Defesa Civil indicou que os trabalhos de resgate nas áreas mais atingidas pelo tremor foram realizados por equipes de profissionais e também por voluntários, o que permitiu retirar “muitas pessoas dos escombros”.

– Os hospitais seguem recebendo feridos – completou a mensagem postada pelos órgãos da rede sociais.

Mais cedo, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, declarou estado de emergência no país válido por um mês, em uma das primeiras medidas tomadas após a catástrofe.

– A terra tremeu. Tremeu, especialmente, no sul e nos Nippes e deixou muitos danos. As primeiras informações nos fazem acreditar que há muitos feridos, que há muitos mortos e casas derrubadas. Há muita gente debaixo dos escombros, principalmente em hotéis e locais de culto – explicou Henry.

Mais cedo, o primeiro-ministro havia classificado a situação do Haiti após o terremoto como “dramática”. Henry recomendou que a população não entre em pânico e seja solidária. Além disso, garantiu que “toda a estrutura governamental e da Defesa Civil está mobilizada” nas regiões afetadas.

*EFE

Leia também1 Criança acha arma e mata a mãe durante videoconferência
2 Após foto de festa, oposição quer impeachment de Fernández
3 CDC dos EUA recomenda 3ª dose para imunocomprometidos
4 China insiste que outros países sejam investigados sobre vírus
5 OMS: Despolitizem os estudos sobre a origem do coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.