Flávio Bolsonaro participa de audiência nos EUA sobre tarifas
Evento discute a investigação aberta contra práticas comerciais do Brasil
Pleno.News - 07/07/2026 10h07 | atualizado em 07/07/2026 13h36

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) participa nesta terça-feira (7), de uma audiência pública promovida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), em Washington, que discute a investigação aberta contra práticas comerciais do Brasil e a proposta do governo de Donald Trump de impor uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros.
A participação do parlamentar ocorre no segundo e último dia da audiência, realizada no âmbito da Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos de 1974. O painel com Flávio está previsto para as 10h no horário local (11h em Brasília).
A Seção 301 é um instrumento utilizado pelo governo americano para investigar e, eventualmente, aplicar sanções comerciais a países acusados de adotar práticas consideradas desleais ou prejudiciais aos interesses das empresas dos Estados Unidos.
No caso brasileiro, a investigação cita temas como comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, incluindo o Pix, tarifas consideradas “injustas e preferenciais”, medidas anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e ações de combate ao desmatamento ilegal.
Além de Flávio Bolsonaro, também participam da audiência representantes do setor produtivo brasileiro. Entre eles estão o ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e ex-embaixador Roberto Azevêdo, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Letícia Sperb Masselli, da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Na semana passada, Flávio encaminhou uma manifestação ao USTR na qual pediu a suspensão imediata da tarifa de 25% sobre as exportações brasileiras. No documento, o senador argumentou que a medida “recompensaria os próprios infratores que deveria punir” e acabaria fortalecendo politicamente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outro trecho da manifestação, o parlamentar sugeriu que uma eventual decisão sobre a tarifa fosse adiada para depois das eleições de outubro. Segundo Flávio, o governo brasileiro estaria explorando politicamente a pressão comercial exercida pelos Estados Unidos.
As declarações provocaram reação do presidente Lula. Em publicação nas redes sociais, o petista afirmou que a família Bolsonaro demonstra “entreguismo” ao defender medidas junto ao governo americano e disse que o Brasil manterá uma relação de igualdade nas negociações com outros países.
*AE
Leia também1 Colômbia: Petro não reconhece Espriella como presidente eleito
2 EUA deporta italiano de 55 anos condenado por pedofilia no Brasil
3 Neymar lidera críticas nas redes após queda do Brasil na Copa
4 Brasil reage aos EUA e diz que tarifa fere regras da OMC
5 De última hora, Lula manda uma observadora à audiência de tarifa

















