Leia também:
X DiCaprio encontra Guajajara em Cannes e posta fotos: “Honra”

Fernando Haddad volta à China para negociar ajuda à Argentina

Ministro estará em reunião do Banco do Brics, presidido por Dilma Rousseff

Pleno.News - 23/05/2023 17h16 | atualizado em 23/05/2023 19h48

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Xangai, na China, nos dias 30 e 31 de maio para participar da reunião dos governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), o banco do Brics, e também para acertar a negociação de ajuda financeira à Argentina.

Será a primeira reunião com os governadores do banco comandada pela nova dirigente do NDB, a ex-presidente da República Dilma Rousseff.

A reunião de Haddad com todos os ministros da Fazenda dos Brics será no mesmo mês em que o petista esteve em Niigata, no Japão, no encontro do G7. A proposta do encontro dos ministros com Dilma é fortalecer a parceria estratégica intrabloco.

A cúpula em Xangai virá, em meio aos esforços do governo brasileiro, prestar socorro à Argentina, que atravessa uma forte crise econômica.

Na visita a Brasília do presidente argentino, Alberto Fernández, no início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que Dilma tenta alterar o estatuto do Banco do Brics de modo a permitir uma ajuda financeira à Argentina que também beneficie o Brasil.

De acordo com o presidente, a ajuda do Banco do Brics não precisa ser em empréstimo financeiro, mas em garantias para possibilitar o crédito por parte do Brasil às empresas nacionais que exportem para a Argentina.

O atual regramento do banco – que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – não permite aportes a países de fora do bloco. Na ocasião, Lula já havia dito que Haddad teria de ir a Xangai para o encontro dos governadores do NDB.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.