Leia também:
X Pai que “tocava” a filha em vídeo do TikTok foi preso na Turquia

Família denuncia piora da saúde de ex-presidente da Bolívia

Familiares afirmam que Jeanine Áñez está com "pressão altíssima" e pedem transferência dela para uma clínica

Pleno.News - 18/03/2021 07h56 | atualizado em 18/03/2021 09h23

Ex-presidente da Bolívia, Jeanine Áñez Foto: EFE/Rodrigo Sura

A família de Jeanine Áñez denunciou que a ex-presidente interina da Bolívia sofreu uma piora no estado de saúde e está com “pressão altíssima”, motivo pelo qual exigiu, na quarta-feira (17), que as autoridades autorizem sua transferência a uma clínica com urgência.

Carolina Ribera, filha de Áñez, denunciou no lado de fora do Centro de Orientação Feminina de Obrajes, em La Paz, onde se encontra a ex-presidente interina, que “teme” pela saúde da mãe, que “corre o risco de sofrer uma embolia”.

– É um ultraje do governo. Ela tem direito à saúde – protestou Ribera, que confirmou que não sairá da prisão até saber que a ex-presidente já está com a saúde estável.

Norka Cuéllar, advogada da ex-presidente interina, confirmou à Agência Efe que Áñez sofreu uma “descompensação porque está com a pressão altíssima” devido à hipertensão que sofre.

Cuéllar disse ter sido notificada da situação pela governadora do Centro de Orientação Feminina de Obrajes, que informou que a ex-presidente teve fortes dores de cabeça durante todo o dia.

– Pedi que ela fosse transferida imediatamente para um centro médico, [disse] que a sua filha Carolina já tinha tudo coordenado com a clínica para os seus cuidados – comentou a advogada, que se queixou do atraso na autorização da transferência.

A advogada chegou às 16h30 à penitenciária, onde estavam presentes a imprensa, pessoas que apoiam Áñez e uma ambulância que deixou o local horas depois.

A ex-presidente interina foi transferida na segunda-feira passada (15) para a penitenciária, onde cumpre quatro meses de prisão preventiva enquanto as autoridades investigam o caso de um suposto “golpe de Estado”.

De acordo com os protocolos de biossegurança para a pandemia de Covid-19, Áñez está isolada e, de acordo com Cuéllar, não pôde receber visitas dos filhos.

*EFE

Leia também1 Bolívia: Ex-ministra pede asilo ao Peru, após prisão de Áñez
2 "Nos preocupam eventos na Bolívia, com autoridades presas"
3 Bolívia: Protesto contra prisão de ex-presidente reúne milhares
4 Ex-presidente interina da Bolívia é transferida para penitenciária
5 Polícia encontrou ex-presidente da Bolívia dentro de cama box

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.