Leia também:
X OMS confirma origem de novo surto de ebola

Faixa presidencial e medalha são encontradas após sumiço

Itens pertencentes ao presidente da Bolívia estavam dentro de uma igreja

Camille Dornelles - 08/08/2018 15h02 | atualizado em 08/08/2018 15h03

Faixa presidencial de evo Morales foi roubada Foto: EFE/STR

O governo da Bolívia informou que a faixa e a medalha presidencial foram encontradas dentro de uma igreja na capital La Paz após serem roubadas na noite desta terça-feira (8). O paradeiro foi descoberto através de uma denúncia anônima.

De acordo com comunicado da Polícia Boliviana, um militar responsável pela segurança do presidente Evo Morales foi preso. Ele afirmou, em depoimento, que estava encarregado de transportar os itens para a cidade de Cochabamba, mas que os deixou dentro de uma mochila no automóvel estacionado enquanto “frequentava vários bordéis”.

O roubo aconteceu no final da noite de ontem em Alto, cidade vizinha a La Paz, quando ambos objetos de valor patrimonial eram levados em um veículo oficial, segundo fontes da Polícia Boliviana.

– A Polícia Boliviana, seus serviços de inteligência e toda a institucionalidade do Estado foram postos à disposição da investigação para encontrar os culpados do roubo o mais rápido possível – afirmou o Ministério da Defesa.

O órgão também indicou que o Exército é “responsável exclusivo” do resguardo deste tipo de patrimônio “durante as festas da pátria” e que seu envolvimento é investigado.

Segundo a Sociedade de Pesquisa Histórica de Potosí (Bolívia), a medalha foi dada ao libertador Simón Bolívar em 1825, por ocasião da independência da Bolívia. Ela é considerada “de valor incalculável” pelo governo, tanto pela quantidade de ouro e diamantes quanto por sua importância histórica.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Bolívia quer fiscalizar dízimos e ofertas de igrejas
2 Polícias da América Latina e da UE se unem contra o crime
3 Papa encontra com presidente da Bolívia e pede solidariedade

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.