Leia também:
X EUA alerta Iraque que se prepara para fechar embaixada

Ex-presidente Mujica se afasta da política por causa da saúde

"Preciso administrar bem os minutos que me restam", afirma aliado de Lula

Rafael Ramos - 28/09/2020 13h16

Mujica renuncia a vida política Foto: Reprodução

Sofrendo de uma doença imunológica crônica, o ex-presidente e atual senador do Uruguai, José “Pepe” Mujica vai sair de vez da esfera política. A decisão foi informada aos jornalistas pelo próprio Mujica, que irá cumprir seu mandato até outubro antes de se aposentar.

– Eu amo a política e não queria ir, mas amo ainda mais a vida. Preciso administrar bem os minutos que me restam. É claro que a política obriga a ter relações sociais e tenho que me cuidar, não posso ir de um lado para outro por causa da pandemia e isso seria algo ruim para um senador.

Por causa da doença, o uruguaio não poderá tomar uma vacina contra o novo coronavírus. Aos 85 anos, ele fez parte da guerrilha dos Tupamaros na luta contra a ditadura militar no Uruguai.

ALIADO DE LULA
Em 2018, Mujica recebeu o petista Fernando Haddad em sua casa após perder as eleições para Jair Bolsonaro. Na época. Pepe enviou uma mensagem de apoio ao ex-presidente Lula, que estava preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

– Lula é uma causa, não um homem. Lula está no coração dos necessitados, dos carentes, onde residem as desigualdades. Isso é o melhor de Lula. O tempo passará. Estão construindo um mito e contra os mitos não se pode lutar.

Já em 2019, ele foi criticado ao comentar a situação da Venezuela. Ao comentar sobre um confronto que resultou no atropelamento de opositores de Nicolás Maduro, o militante responsabilizou as vítimas pelo ocorrido. Posteriormente, Mujica admitiu que o país é governado por uma ditadura.

Leia também1 Sem foice e martelo: Manuela adota visual conservador
2 Juiz contraria Trump e mantém TikTok disponível nos EUA
3 Bolsonaro volta a alertar para cobiça estrangeira na Amazônia
4 PF quer intimar Boulos por críticas a Bolsonaro nas redes
5 EUA alerta Iraque que se prepara para fechar embaixada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.