Ex-presidente do Peru tem asilo negado pelo Uruguai
Alan García é investigado por envolvimento com a empreiteira Odebrecht
Pleno.News - 03/12/2018 16h32

Parece que Brasil e Peru têm mais pontos em comum do que a fronteira que os limita. Seus respectivos ex-presidentes, Lula e Alan García, estão envolvidos no escândalo da Odebrecht. Os dois são amigos de longa data, visto que, em 2006, Luiz Inácio compareceu à cerimônia de posse de García.
Entre 2005 e 2014, a Odebrecht pagado US$ 29 milhões em subornos a funcionários peruanos. A construtora participou de mais de 40 projetos no país, o que resultou em um rombo de US$ 12 bilhões nos cofres públicos. Proibido de sair do país durante as investigações, García solicitou asilo diplomático ao Uruguai no último dia 18 de novembro. Ele alega perseguição política, mesmo argumento usado pela defesa e apoiadores de Lula.

Entretanto, o presidente uruguaio Tabaré Vázquez informou, nesta segunda-feira (3), que rejeitou o pedido de asilo do peruano. A decisão tomada em conjunto com o ministro de Relações Exteriores do país, Rodolfo Nin Novoa, se baseou no extenso relatório de cerca de mil páginas enviado pelo governo peruano.
– O Uruguai não concedeu o asilo ao ex-presidente Alan García, ele já saiu desta residência, todo o resto está por conta dos governos. Voltemos à paz. Não concedemos o pedido de asilo porque no Peru funcionam autônoma e livremente os três poderes do Estado, e é o Poder Judiciário que está tocando as investigações – explicou Vázquez.
Leia também1 Maioria dos brasileiros aprova saída de médicos cubanos
2 Moro afirma que Bolsonaro não é um perigo à democracia
3 Lula é pressionado a aceitar pedido de prisão domiciliar