Evo Morales anuncia novas eleições na Bolívia
Decisão foi tomada após suspeitas de fraudes na votação
Rafael Ramos - 10/11/2019 09h36 | atualizado em 10/11/2019 10h16
O presidente Evo Morales anunciou, neste domingo (10), a convocação de novas eleições na Bolívia. A decisão foi tomada após um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendar a repetição do pleito, que o elegeu em primeiro turno para um quarto mandato consecutivo.
Os membros do Tribunal Supremo Eleitoral serão renovados após acusações de fraude por parte da oposição. Morales anunciou que o Parlamento iniciará o processo para nomear novos integrantes em breve.
Através de um comunicado oficial, a OEA disse que o primeiro turno das eleições, que ocorreu no dia 20 de outubro, deve ser anulado. A organização também exigiu que o processo eleitoral comece novamente.
– A Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos está acompanhando permanentemente os múltiplos aspectos da situação na Bolívia enquanto, diante das tensões que são vividas no país, solicitou à equipe de auditoria os máximos esforços para antecipar os resultados do relatório em processo de elaboração – informa o texto.
* Com informações de EFE
Leia também1 Kirchner e Alberto Fernández celebram soltura de Lula
2 Ditador da Venezuela, Maduro comemora libertação de Lula
3 Lula quer ir à posse de Alberto Fernández em Buenos Aires