Leia também:
X EUA recomendam máscara de pano a todos os americanos

EUA: Trump pretende demitir inspetor de inteligência

Michael Atkinson levou a legisladores a denúncia anônima de telefonema entre Trump e o presidente da Ucrânia

Ana Luiza Menezes - 04/04/2020 10h14 | atualizado em 04/04/2020 11h08

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Michael Reynolds

O presidente dos EUA, Donald Trump, avisou os comitês de inteligência do Congresso americano que pretende demitir o inspetor-geral de inteligência que teve papel fundamental no processo de impeachment do republicano, segundo publicou o New York Times na sexta-feira (3).

Michael Atkinson levou a legisladores a denúncia anônima do telefonema entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, estopim para o pedido de afastamento do presidente americano.

Em carta enviada para os líderes dos dois comitês de inteligência do Congresso dos EUA, o republicano justifica a demissão dizendo que perdeu a confiança no inspetor geral, sem dar mais explicações. Para removê-lo do cargo, o presidente é obrigado a notificar esses comitês de suas intenções e justificativas.

– Como é o caso de outros cargos em que eu, como presidente, tenho o poder de nomear, com conselho e consentimento do Senado, é vital que eu tenha total confiança nos nomeados a inspetor geral. Esse não é mais o caso em relação a esse inspetor geral – escreveu Trump.

O processo de impeachment do presidente americano foi desencadeado pela denúncia anônima de um telefonema, em julho de 2019, do republicano para Zelenksi, no qual ele teria pressionado o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar o filho de um de seus principais adversários, o democrata Joe Biden.

Hunter, filho do pré-candidato à Presidência e possível rival de Trump em 2020, é integrante do conselho de uma empresa de gás ucraniana.

Uma semana antes do telefonema, o presidente americano havia congelado uma ajuda de cerca de US$ 400 milhões para a Ucrânia. A oposição afirma que o republicano usou a verba para pressionar Zelenski a investigar o filho de Biden, o que a Casa Branca nega.

Um agente de inteligência que ouviu a conversa de Trump com o líder ucraniano, um procedimento padrão nos Estados Unidos- alertou as autoridades de forma anônima que o presidente teria colocado em perigo a segurança nacional.

*Folhapress

Leia também1 EUA recomendam máscara de pano a todos os americanos
2 Novo exame de Trump deu negativo para coronavírus
3 Quarentena acaba com 10 milhões de empregos nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.