Leia também:
X Travolta fez voto de celibato após morte da esposa, diz site

EUA sobem tom e acusam Rússia de crimes contra a humanidade

Vice-presidente Kamala Harris proferiu a acusação formal pela primeira vez

Pleno.News - 18/02/2023 17h26 | atualizado em 22/02/2023 13h23

Kamala Harris em conferência na Alemanha Foto: EFE/EPA/JOHANNES SIMON / POOL

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, afirmou que os Estados Unidos determinaram formalmente que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade durante a guerra na Ucrânia.

– Forças russas propagaram um ataque sistêmico contra a população civil com atos horríveis, com assassinatos, tortura, estupro, deportação, execuções, espancamentos e eletrocussão – disse Harris durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

– Examinamos as evidências, sabemos as normas legais e não há dúvidas: são crimes contra a humanidade – completou ela, sob aplausos dos funcionários reunidos.

No evento, Harris acusou os russos de “ataque generalizado e sistêmico contra uma população civil” citando exemplos como as mortes de civis em um teatro de Mariupol, ataques a uma maternidade, deportações em massa de crianças ucranianas e evidências de estupro e tortura. A vice-presidente dos EUA disse que as pessoas que cometeram crimes de guerra serão responsabilizadas.

O presidente Joe Biden já havia acusado o presidente russo, Vladimir Putin, de cometer crimes de guerra na Ucrânia, exigindo que ele fosse julgado como criminoso, depois que surgiram revelações sobre as atrocidades cometidas por soldados russos em Bucha. Biden também disse que Putin não pode permanecer no poder.

Na conferência em Munique, Harris afirmou que os Estados Unidos devem continuar a oferecer suporte à Ucrânia e espera o mesmo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que agora está “mais forte do que nunca”.

– A América vai continuar sua liderança na defesa da dignidade humana, das regras, das normas e da liberdade. Há muito em jogo – afirmou.

A vice-presidente dos Estados Unidos também reforçou que os EUA estão preocupados com o fato de a China ter aprofundado seu relacionamento com a Rússia no ano passado. Ela acrescentou que qualquer passo chinês para fornecer apoio a Moscou minará um relacionamento baseado em regras.

*AE

Leia também1 EUA: Rússia mantém crianças em campos de reeducação
2 EUA pedem que seus cidadãos deixem a Rússia imediatamente
3 Japão e EUA iniciam manobras militares conjuntas em ilhas
4 EUA confiam em entrada de Suécia e Finlândia na Otan
5 Otan vê artefatos abatidos por EUA e Canadá como "padrão de China e Rússia"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.