Leia também:
X Decreto de Biden visa divulgar documentos do 11 de setembro

EUA: Programa da Nasa inspira combate a futuras pandemias

Anúncio foi feito pela Casa Branca, nesta sexta-feira

Pleno.News - 03/09/2021 20h49 | atualizado em 03/09/2021 20h57

Casa Branca é a residência oficial do presidente norte-americano Foto: Pixabay

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (3) um ambicioso plano avaliado em 65,3 bilhões de dólares (R$ 338, bilhões), que visa preparar os Estados Unidos para uma nova pandemia com a mesma dedicação que tiveram no programa Apollo, da Nasa, que enviou o homem à Lua em 1969.

O novo plano propõe grandes investimentos em avanços médicos e tecnológicos para que os EUA não sejam pegos de surpresa por ataques com armas biológicas, acidentes de laboratório ou uma nova pandemia, que pode ocorrer na próxima década e ser pior do que a atual, segundo a Casa Branca.

– Acreditamos firmemente que esta missão é de grande importância e deve ser gerenciada com a mesma seriedade, compromisso e responsabilidade que o programa Apollo, do presidente John F. Kennedy – disse o dr. Eric Lander, diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica do governo.

Lander também comparou o novo plano ao Projeto Genoma Humano, liderado por ele mesmo e que entre 1990 e 2003 conseguiu mapear todos os genes humanos.

O projeto é baseado em cinco pilares. A primeira é transformar “as defesas médicas” do país para que haja uma vacina autorizada contra qualquer novo vírus apenas 100 dias após sua detecção.

Além disso, a Casa Branca quer investir no desenvolvimento de testes diagnósticos e tratamentos contra uma ampla gama de patógenos.

O segundo pilar é criar mecanismos dentro de hospitais e outras instalações para detectar vírus que podem causar uma pandemia e alertar rapidamente o mundo.

A Casa Branca também propõe modernizar o sistema de saúde americano e corrigir as falhas que foram expostas durante a pandemia da Covid-19, especialmente a falta de profissionais da saúde em algumas regiões e as desigualdades sociais e raciais. Nesse sentido, a proposta é ter a criação de sistemas internacionais que permitam coordenar a investigação de novos patógenos e a distribuição de vacinas.

O quarto ponto-chave do plano é aumentar a capacidade dos Estados Unidos de produzir máscaras e outros equipamentos de proteção individual, além de melhorar a construção de prédios para permitir a ventilação e aprovar novas regulamentações que possam prevenir acidentes em laboratórios.

Finalmente, para que todos os objetivos sejam realizados, a Casa Branca quer criar um “controle de missão sólido e unificado” que coordene as atividades de diferentes agências governamentais.

De acordo com Lander, esse controle central demonstrará que o plano contra as pandemias é tão importante quanto o programa Apollo, que Kennedy anunciou em 1961 para enviar um homem à Lua, que aconteceu em 1969.

O governo já pediu ao Congresso a aprovação de 15 bilhões de dólares (R$ 77 bilhões), este ano, para o projeto.

*EFE

Leia também1 Decreto de Biden visa divulgar documentos do 11 de setembro
2 Flórida cria multa para quem exigir comprovante de vacina
3 Embaixada dos EUA pede que americanos evitem atos do dia 7
4 Pentágono admite se aliar ao Talibã para combater EI afegão
5 Flórida apresentará lei contra o aborto semelhante à do Texas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.