Leia também:
X Mourão: “Embargo da Arábia a frango não é por embaixada”

EUA reconhecem Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Donald Trump se pronunciou e afirmou que o povo já sofreu demais com Maduro

Ana Luiza Menezes - 23/01/2019 17h11 | atualizado em 23/01/2019 17h26

Juan Guaidó Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. Além de emitir um comunicado oficial, o líder americano se manifestou nas redes sociais.

– Os cidadãos da Venezuela já sofreram demais nas mãos do regime ilegítimo de Maduro – declarou Trump, no Twitter.

O apoio dele já tinha sido divulgado pelo vice-presidente americano, Mike Pence. Ele foi o primeiro a exibir a nota de Trump ao afirmar que os EUA vão continuar apoiando o povo venezuelano até que a “liberdade seja restaurada”.

Post de Donald Trump Foto: Reprodução

No texto, o governo americano cita o nome de Guaidó e informa que continuará fazendo uso do peso da economia e diplomacia para obter a restauração da democracia na Venezuela. Trump pediu ainda que os governantes dos países ocidentais se apressem em reconhecer o presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino do país sul-americano.

Com apoio dos EUA, o próprio Juan também fez um pronunciamento no qual se declarou como novo líder do país. Nas redes sociais, ele continua convocando a população a ir para as ruas e compartilha fotos dos protestos contra o fim da miséria e da grave crise na Venezuela.

– Em condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus, Venezuela, em respeito a meus colegas deputados, juro assumir formalmente as competências do executivo nacional como presidente interino da Venezuela, para conseguir o fim da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres – disse ele enquanto segurava a Constituição.

Manifestantes a favor de Nicolás Maduro também foram às ruas e o clima é de tensão. O líder chavista tomou posse no último dia 10 de janeiro, porém não é considerado legítimo por vários países, incluindo o Brasil e a União Europeia.

Leia também1 Mourão: "Embargo da Arábia a frango não é por embaixada"
2 Asteroide NT7 não atingirá a Terra em fevereiro
3 Bolsonaro cancela coletiva que faria com ministros em Davos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.