Leia também:
X China: Ex-marido e familiares são acusados de matar modelo

EUA prometem sanções contra China por envio de armas letais para Rússia

Antony Blinken deu declarações nesta terça-feira

Pleno.News - 28/02/2023 11h32 | atualizado em 28/02/2023 12h00

Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA Foto: EFE/EPA/RAIGO PAJULA / ESTONIAN PRIME MINISTER OFFICE

Nesta terça-feira (28), o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, prometeu que o país adotará medidas contra empresas e indivíduos se a China fornecer armas letais para a Rússia ou apoie de outra forma os esforços militares de Moscou.

O chefe da diplomacia americana deu a declaração durante entrevista coletiva concedida em Astana, no Cazaquistão, após reunião com representantes de cinco países centro-asiáticos no formato C5+1.

– O que posso dizer é que advertimos muito claramente a China sobre as implicações e as consequências de agir com o fornecimento de tal apoio (letal). Não duvidaremos na hora de apontar empresas chinesas ou indivíduos que violem as nossas sanções ou se envolvam de outra forma em apoiar o esforço bélico da Rússia – falou.

Blinken garantiu que os Estados Unidos fazem essa advertência com base na “informação que temos de que a China está avaliando passar do apoio não letal que algumas empresas oferecem ao esforço bélico russo na Ucrânia, para um apoio material letal”.

O secretário de Estado, que partiria para o Uzbequistão, antes de embarcar para a Índia, onde irá participar da reunião ministerial do G20, enfatizou que a China não pode estar na mesa e atuando quando se trata da agressão da Rússia na Ucrânia.

– Não pode apresentar propostas de paz por um lado, enquanto alimenta as chamas do incêndio que a Rússia iniciou do outro. Espero que a China leve muito a sério o que dizemos – afirmou.

Blinken defendeu que, se a China der o passo de enviar material letal para a Rússia, isso “não seria só um grave problema para as relações conosco, mas sim também um grave problema para seus laços com países de todo o mundo”.

O secretário de Estado garantiu que escutou aliados, com quem abordou as preocupações americanas, e que transmitiu as consequências diretamente ao ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, durante reunião que tiveram ao largo da Conferência de Segurança de Munique.

*EFE

Leia também1 Confira a lista dos deputados e senadores que assinaram a CPMI
2 Moraes manda soltar 102 presos pelos de atos de 8 de janeiro
3 Deputado federal propõe mudar regras de uso de voos da FAB
4 Consulta a dinheiro "esquecido" volta após ficar 10 meses parada
5 Michelle Bolsonaro fará turnê pelo Brasil com o PL Mulher

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.