Leia também:
X Mulher escapa de cremação após marido vê-la respirar

EUA proibirão voos para Cuba por se aliar à Venezuela

Voos comerciais serão permitidos só para a capital Havana

Gabriela Doria - 26/10/2019 10h24 | atualizado em 26/10/2019 10h34

Cuba é punida por causa de seu apoio à Venezuela Foto: Divulgação

O governo dos Estados Unidos irá proibir voos comerciais com destino a qualquer cidade de Cuba, exceto a capital Havana. O intuito é isolar a ilha caribenha por causa do seu apoio ao governo de Nicolás Maduro, da Venezuela.

– Acabamos de anunciar que suspendemos todo o serviço aéreo dos EUA a nove aeroportos de Cuba. A única exceção é o aeroporto internacional José Martí, em Havana – disse Carrie Filipetti, funcionária do governo dos EUA, à agência EFE.

A restrição passará a valer a partir do dia 10 de dezembro. O prazo foi dado para que as companhias afetadas acatem a decisão do governo. Entre as empresas que terão que deixar de oferecer viagens para outras cidades cubanas além de Havana estão a American Airlines, a Delta Airlines e a JetBlue.

Filipetti explicou que o objetivo da medida é restringir os recursos econômicos do governo de Cuba, alvo da ira de Donald Trump pelo apoio dado ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

As restrições não valem para os voos fretados, muito usados por cubano-americanos que vivem na Flórida para visitar a ilha.

Fruto da aproximação iniciada em 2014, os governos de Barack Obama e Rául Castro anunciaram em dezembro do ano seguinte um acordo para restabelecer os voos comerciais diretos entre os dois países, o que fomentou a ida de americanos à ilha.

No entanto, desde que chegou ao poder em janeiro de 2017, Trump vem revertendo as medidas adotadas pelo antecessor, com reduções de diplomatas americanos na ilha, novas sanções para ampliar o embargo comercial e restrições de viagens de americanos a Cuba.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Bolsonaro celebra aprovação de acordo sobre Alcântara
2 Brasil pode sair do Mercosul se Argentina não colaborar
3 Eduardo Bolsonaro desiste da embaixada nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.