Leia também:
X Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no país

EUA não concordaram com proposta do G7 ao Brasil

Porta-voz se manifestou nesta quarta-feira

Ana Luiza Menezes - 28/08/2019 23h59

Combate às chamas perto de Porto Velho, Rondônia Foto: EFE/Joédson Alves

O governo dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que não concorda com a ajuda de 20 milhões de dólares (R$ 83 milhões) oferecida pelo G7 ao Brasil para combater os incêndios que se alastram pela Amazônia nas últimas semanas.

– Não concordamos com a iniciativa do G7 que não incluiu consultas com (o presidente) Jair Bolsonaro. A forma mais construtiva de auxiliar os esforços em andamento do Brasil é em coordenação com o governo brasileiro – afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis.

Ele se pronunciou por meio de uma mensagem postada no Twitter.

O Brasil já havia recusado o auxílio financeiro oferecido pelo G7 em anúncio feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Em um primeiro momento, Bolsonaro disse que só aceitaria a ajuda se ela viesse acompanhada de um pedido de desculpas de Macron por tê-lo chamado de mentiroso. Depois, o Palácio do Planalto não incluiu o pedido nas condições estabelecidas pelo governo brasileiro para aceitar o dinheiro disponibilizado pelo G7.

Questionado por vários líderes mundiais sobre uma possível omissão do Brasil no combate aos incêndios na Casa Branca, Bolsonaro ganhou o apoio de Trump, que elogiou o trabalho do governo na crise.

– Cheguei a conhecer bem o presidente Bolsonaro nas nossas relações com o Brasil. Ele está trabalhando muito duro nos incêndios da Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um grande trabalho para as pessoas do Brasil – disse Trump no Twitter.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no país
2 Amazônia: Governo registra redução de focos de incêndio
3 Chile avalia perigo em visão de Macron sobre Amazônia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.