Leia também:
X Jair Bolsonaro se reunirá com o presidente do Uruguai

EUA manterão superioridade militar de Israel no Oriente

Nesta quinta, o secretário de Defesa americano conversou com o ministro da Defesa israelense

Pleno.News - 28/01/2021 16h02 | atualizado em 28/01/2021 16h25

EUA manterão superioridade militar de Israel no Oriente Médio Foto: Pixabay

O secretário de Defesa americano, James Austin, confirmou nesta quinta-feira (28) ao ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, o compromisso dos Estados Unidos de manter a superioridade militar de Israel na região do Oriente Médio. Essa foi a primeira conversa por telefone entre ambos.

– Gantz destacou a importância de enfrentar a agressão iraniana para garantir a estabilidade regional – informou o Ministério da Defesa de Israel, em comunicado.

Na quarta-feira (27), o presidente dos EUA, Joe Biden, suspendeu temporariamente os acordos de venda de armas iniciados pelo antecessor, Donald Trump, incluindo os caças F-35 aos Emirados Árabes.

Esta venda, à qual Washington se opunha há anos, coincidiu com o anúncio, em setembro, de Emirados Árabes e Bahrein assinarem acordos para o estabelecimento de relações diplomáticas com Israel. Na época, a decisão gerou polêmica, e Gantz viajou a Washington para se reunir com o então secretário de Defesa, Mark Esper, e outros representantes do Pentágono, a fim de garantir a vantagem militar de Israel no Oriente Médio.

Os Emirados Árabes estão entre os principais parceiros dos EUA no Golfo. O país é inimigo do Irã, contra o qual o governo de Trump conseguiu unir Israel e seus aliados árabes, inclusive a Arábia Saudita.

Israel espera agora que o governo de Biden não retorne ao acordo nuclear com o Irã, do qual Trump retirou o país em 2018. Caso os EUA voltem ao pacto, “será um erro”, opinou nesta quinta-feira o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Durante viagem ao Iraque, papa encontrará o aiatolá Sistani
2 Relógio do Apocalipse está a 100 segundos do fim do mundo
3 EUA: Presidente do Fed diz que recuperação está desacelerando
4 EUA: Porta-voz de Biden dispara críticas contra a Huawei
5 EUA: Decreto suspende novas concessões para petróleo e gás

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.