Leia também:
X Ministra da Saúde da Suécia desmaia durante posse

EUA: Governo da Venezuela é “ilegítimo” e trafica drogas

Declaração foi feita pela porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt

Pleno.News - 09/09/2025 20h52 | atualizado em 10/09/2025 10h24

Porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

A Casa Branca reiterou nesta terça-feira (9) sua postura de que o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é “ilegítimo”, e o acusou de traficar drogas para os Estados Unidos.

A porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt, fez essas afirmações ao ser questionada em uma entrevista coletiva sobre as possíveis ações militares futuras de Washington em território venezuelano.

– Esta administração [do presidente Donald Trump] considera que o regime venezuelano é ilegítimo e que é inaceitável para este presidente e sua equipe permitir o tráfico de drogas ilegais e letais para os Estados Unidos – afirmou.

Leavitt também se referiu ao ataque americano ocorrido no último dia 2 contra um barco que havia zarpado na Venezuela com 11 supostos membros da gangue criminosa do Tren de Aragua a bordo.

– Isso envia uma mensagem clara aos traficantes de drogas do mundo: o presidente [Trump] não vai tolerar isso. A quantidade de droga apreendida nessa embarcação poderia ter causado a morte de milhares de americanos. Não permitiremos que esse veneno mortal entre em nosso país – acrescentou.

A ditadura venezuelana rejeitou categoricamente as acusações, condenou o ataque e alegou que haveria uma campanha de manipulação midiática por parte de Washington.

O incidente intensificou as já tensas relações entre os dois países, em um contexto marcado por uma crescente atividade militar americana no Caribe, perto de águas venezuelanas, e pelas renovadas denúncias de que Maduro estaria à frente de uma rede internacional de narcotráfico.

*Com informações EFE

Leia também1 Ao lado de Lula, Petro chama Netanyahu de "amigo de Hitler"
2 Venezuela e Irã reforçam aliança diante de "ameaças" dos EUA
3 Maduro diz respeitar Trump e pede aos EUA redução de tensões
4 Trump envia caças F-35 ao Caribe em meio à crise com Venezuela
5 Maduro: 'Fé inabalável na vitória' diante de 'ofensiva' dos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.