Leia também:
X Presidente da Ucrânia decide aceitar negociação com a Rússia

EUA fazem alerta global após Putin ‘acionar’ força nuclear

Medida foi adotada por Putin após ouvir declarações que considerou como agressivas por parte de representantes de países da Otan

Pleno.News - 27/02/2022 12h18 | atualizado em 27/02/2022 13h16

EUA fazem alerta global após Putin ‘acionar’ força nuclear Foto: EFE/EPA/Gatis Indrevics

Após a notícia de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, havia ordenado aos integrantes do comando militar de seu país que colocassem as armas nucleares de represália em posição de alerta grave, a comunidade internacional reagiu. Órgãos de segurança dos Estados Unidos (EUA) passaram a monitorar a situação.

A posição de Putin foi adotada pós ele ouvir declarações que considerou como agressivas por parte de representantes de países da Otan. Os posicionamento ocorreram após Rússia invadir a Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24).

De acordo com o governo americano, a medida adotada por Putin “obedece a um padrão de fabricação ameaças que não existem”. Além disso, também disseram que a Rússia nunca esteve sob ameaça da Otan.

O anúncio da “operação militar no leste da Ucrânia” foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em um discurso transmitido na televisão na madrugada de quinta-feira (24). De acordo com ele, o “objetivo é proteger as pessoas que são submetidas a abusos, genocídio de Kiev durante oito anos, e, para isso, buscaremos desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia e levar à Justiça aqueles que cometeram vários crimes sangrentos contra pessoas pacíficas, incluindo cidadãos russos”.

Ao comentar a iniciativa da Rússia de colocar as armas nucleares em posição de alerta, a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, comentou a situação.

– Putin colocar as armas nucleares em alerta mostra que o líder russo está escalando o conflito de uma maneira que é inaceitável – destacou.

Leia também1 Putin coloca equipes de armas nucleares em posição de alerta
2 Janaina alfineta Moro: 'Deveria ser menos infantil nos posts'
3 'Ações criminosas russas mostram sinais de genocídio', diz presidente da Ucrânia
4 Ucrânia diz que lixo radioativo foi atingido em ataque aéreo
5 Alemanha doará à Ucrânia mil armas antitanque e 500 mísseis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.