Leia também:
X República Dominicana discute referendo para legalizar aborto

EUA fala em ‘consequências’ se opositor russo morrer na prisão

Manifestante está preso desde janeiro

Pleno.News - 19/04/2021 14h55 | atualizado em 19/04/2021 15h03

Biden e Putin
Joe Biden, presidente dos EUA, e Vladmir Putin, presidente da Rússia Foto: Arte/Pleno.News

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta segunda-feira (19) que haverá consequências se o opositor russo Alexei Navalny morrer na prisão. No fim de semana, partidários do ativista convocaram protestos para exigir sua libertação em Moscou, em meio a temores sobre sua saúde.

O oposicionista do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi detido pelo Kremlim em janeiro, ao retornar ao país após ter se recuperado de um envenenamento. Na semana passada, ele iniciou uma greve de fome.

Nos últimos dias, as tensões entre os Estados Unidos e a Rússia cresceram. Em 15 de abril, Washington impôs sanções a Moscou que proíbem instituições financeiras americanas de comprar diretamente novos títulos da dívida soberana russa. O governo de Joe Biden acusa os russos de intervenção na eleição presidencial de 2020 dos EUA.

Em um discurso na semana passada, o líder da Casa Branca afirmou que poderia tomar novas medidas caso a Rússia continuasse, segundo avaliação dele, a interferir na democracia americana.

– Não podemos permitir que uma potência estrangeira interfira impunemente em nosso processo democrático – declarou o democrata na ocasião.

Na coletiva desta segunda-feira, Psaki confirmou que o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, conversou nesta data com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolay Patrushev.

Segundo a porta-voz, os dois destacaram a importância de manterem um diálogo a fim de normalizar as relações bilaterais.

*Estadão

Leia também1 Pastor pede perdão: "Tentei defender a honra de meu Deus"
2 República Dominicana discute referendo para legalizar aborto
3 "Pediu para eu assumir a autoria do crime", diz filho de Flordelis
4 CPI da Covid ouvirá ex-ministros da Saúde e Queiroga
5 Lira culpa Maia por atraso na aprovação do Orçamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.