EUA expulsam embaixador da África do Sul: “Persona non grata”
Relações entre os dois países passa por crise desde fevereiro
Monique Mello - 15/03/2025 17h40 | atualizado em 17/03/2025 17h22

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, anunciou nesta sexta-feira (14) a expulsão do embaixador sul-africano Ebrahim Rasool do país. O diplomata foi declarado “persona non grata”, acusado de discriminação.
– O embaixador da África do Sul nos Estados Unidos não é mais bem-vindo no nosso grande país. Não temos nada a discutir com ele e, por isso, ele é considerado PERSONA NON GRATA – escreveu Rubio na rede social X.
Na publicação, o secretário de Estado, compartilhou o link do portal Breitbart News, onde relata que o diplomata sul-africano declarou, em um seminário de política externa, que Trump está liderando um movimento de supremacia branca nos EUA e no mundo.
Rubio acusou Rasool de “explorar questões raciais” e de “odiar a América e Trump”.
Neste sábado (15), a África do Sul lamentou a decisão.
– A presidência tomou nota da lamentável expulsão do embaixador sul-africano nos Estados Unidos da América, Ebrahim Rasool – disse o governo sul-africano em breve comunicado.
– A presidência insta todas as partes interessadas e afetadas a manterem o decoro diplomático estabelecido ao lidar com este assunto – acrescentou, enfatizando que o país continua comprometido em construir um relacionamento mutuamente benéfico com Washington.
Leia também1 Trump diz que reunião dos EUA com a Rússia foi muito produtiva
2 Trump ordena desmantelamento de sete agências federais dos EUA
3 Mark Carney é empossado novo primeiro-ministro do Canadá
4 "Temos de manter a Otan forte e relevante", frisa Donald Trump
5 Putin diz concordar com cessar-fogo, mas quer discutir detalhes