Leia também:
X Congressistas pedem que Joe Biden não negocie com Cuba

EUA exigem que Cuba reative internet e ‘respeite a voz do povo’

Ilha caribenha vive momentos de tensão com protestos contra o governo

Pleno.News - 13/07/2021 18h57 | atualizado em 13/07/2021 19h03

Presidente dos Estados Unidos Joe Biden Foto: EFE/EPA/Yuri Gripas

Os Estados Unidos declararam nesta terça-feira (13) que Cuba precisa respeitar a voz do povo local, que nos últimos dias vem protestando contra o governo da ilha. O país também exigiu a libertação de pessoas detidas nas manifestações e a reativação da internet e de outros meios de comunicação.

A exigência foi manifestada em entrevista coletiva pelo porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, que criticou a decisão de Havana de supostamente provocar apagões na internet e interferir no trabalho de jornalistas.

– Pedimos para os líderes cubanos mostrarem contenção e os convocamos a respeitar a voz do povo, abrindo todos os meios de comunicação – declarou Price.

O funcionário do governo americano negou as repetidas acusações do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, de que os EUA estão por trás das manifestações e de que o embargo imposto pelo país à ilha há 60 anos é o grande culpado pela crise econômica, sanitária e social em território cubano.

“As necessidades do povo cubano são intensas”, frisou o porta-voz, que, no entanto, responsabilizou “a corrupção, a má administração e talvez indiferença do próprio governo” pelos problemas, isentando qualquer atitude de Washington.

A organização Human Rights Watch (HRW) denunciou nesta terça que há mais de 150 detentos nos protestos em Cuba e exigiu o fim das violações dos direitos humanos na ilha.

Milhares de cubanos saíram às ruas no domingo (11) para protestar contra o governo gritando “liberdade!”, em um dia sem precedentes, que terminou com dezenas de prisões e confrontos depois que Díaz-Canel convocou os seus apoiadores a irem às ruas e confrontarem os manifestantes.

*EFE

Leia também1 Congressistas pedem que Joe Biden não negocie com Cuba
2 Dissidentes cubanos nos EUA fazem manifestação em Miami
3 Temendo o povo, Cuba reforça policiamento e derruba internet
4 Feliciano critica comentários de Lula sobre protestos em Cuba
5 Mais de 150 pessoas já foram detidas nos protestos em Cuba

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.