Leia também:
X Seguranças do presidente do Haiti são convocados a depor

EUA enviarão ao Haiti agentes do FBI, vacinas e US$ 5 milhões

Presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi assassinado em casa

Pleno.News - 09/07/2021 15h38 | atualizado em 09/07/2021 16h40

Joe Biden, presidente dos EUA Foto: EFE/EPA/KEVIN DIETSCH / POOL

Os Estados Unidos enviarão agentes do FBI (polícia federal americana) e do Departamento de Segurança Interna (DHS) ao Haiti para auxiliar na investigação do assassinato do presidente Jovenel Moise, segundo anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (9).

Washington também enviará ao Haiti vacinas contra Covid-19 e um pacote de ajuda de 5 milhões de dólares (R$ 26,3 milhões), para ajudar a polícia nacional no combate à violência de gangues, segundo detalhou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em entrevista coletiva.

Segundo Psaki, a chegada a Porto Príncipe de agentes do FBI e do DHS ocorrerá “o mais rápido possível”, e sua missão será “avaliar a situação e ver como [eles] podem ajudar” as autoridades haitianas.

– Também estamos doando 5 milhões de dólares para fortalecer a capacidade da polícia nacional do Haiti de trabalhar com as comunidades e resistir às gangues – acrescentou a porta-voz norte-americana.

Psaki ainda explicou que os Estados Unidos se preparam para enviar vacinas contra Covid-19 ao Haiti “já na próxima semana”, embora a data dependa da reabertura do aeroporto de Porto Príncipe, que foi fechado na quarta-feira (7), horas após o assassinato de Moise.

Segundo a polícia haitiana, o assassinato de Moise foi cometido por um comando composto por 28 pessoas, dentre as quais 26 são de nacionalidade colombiana e outras duas são americanas de origem haitiana.

Até o momento, 17 pessoas foram presas por sua suposta participação direta no ataque, incluindo 15 colombianos e os dois americanos.

*EFE

Leia também1 Seguranças do presidente do Haiti são convocados a depor
2 Barroso reage a Bolsonaro: "Eleição vai haver; eu garanto"
3 Haiti pede ajuda internacional para investigar assassinato de presidente
4 Chefe da Aeronáutica alerta Aziz: Não vamos enviar 50 notas
5 Presidente do Haiti recebeu 12 tiros, segundo relatório forense

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.